Cursos / Informática para Internet / Introdução às Tecnologias da Informação / Aula

arrow_back Aula 15 - Google Drive: Formulários – Dados

Buscando Informações na Internet 

Uma das características mais interessantes da Internet é sua capacidade de oferecer que você consegue encontrar informações sobre todos os assuntos que você puder imaginar: de um trabalho escolar até extraterrestres, passando por notícias de todo mundo e informações científicas das mais avançadas e recentes.

Para facilitar o processo de busca e evitar que você tenha que “adivinhar” quais sites da web contém a informação que você procura, foram desenvolvidos vários sites especializados em busca, os chamados motores de busca.

Indiscutivelmente, o mais popular motor de busca é o Google (veja a Figura 2). Outras opções também existem, como o e o . A Figura 3 exibe, no navegador Opera, o motor de busca Yahoo com os resultados de busca pela cadeia de caracteres motores de busca.

<span class='italico'>Site</span> do famoso motor de busca Google, visualizado com o navegador Google Chrome Motor de busca Yahoo visualizado no navegador Opera

Em geral, nos motores de busca você vai encontrar os itens descritos a seguir.

  1. Uma caixa de busca, na qual você deve digitar a frase ou palavras que constituem o seu interesse de busca.
  2. Uma área de resultados, na qual o motor de busca exibe os diversos links para os resultados, com um pequeno texto explicativo sobre o link. Com base nesse texto, você pode optar por acessar o link ou procurar por outros. Em geral, esse texto explicativo é extraído do próprio site.
  3. Uma indicação de resultados extras, normalmente localizados na parte de baixo, exibe mais link para demais páginas com mais resultados. Em geral, os resultados são exibidos por ordem de relevância, o que quer dizer que os motores colocam nas primeiras páginas aquelas URL que têm maior probabilidade de satisfazer seus interesses de busca.

Você vai notar que muitas vezes os resultados da busca nem sempre são compatíveis com o que você esperava. Por exemplo, quando pesquisamos pela expressão “motores de busca” (sem aspas, é possível obter resultados tanto que só contenham a palavra busca (como em “busca por melhores preços”) quanto outros que só contenham a palavra motor (como em “motores para fusca em promoção”). Para resolver esse problema limitar a busca de maneira que os motores retornem apenas em{links} para sites da web que contenham informações sobre motores de busca. Para isso, é preciso inserir essa cadeia de caracteres entre aspas duplas, como em “motores de busca”.

Por fim, vale a pena ressaltar que o processo de busca por informações tornou-se algo tão primordial no uso da Internet que a maioria dos navegadores modernos já oferece em sua interface uma barra de busca com ligação direta aos motores de busca mais importantes. Em geral, essas barras podem ser modificadas de maneira a estar associada ao motor de busca de sua preferência, como ilustrado na Figura 4.

Exemplo de barra de pesquisa do Firefox com várias opções de motores de busca para realizar pesquisa de informações

Outro aspecto que evoluiu bastante desde o início da Internet é a possibilidade de realizar tradução das páginas navegadas. Muitos dos navegadores já vêm com barra de ferramentas especiais que realizam tradução de toda a página, por exemplo, do inglês para o português. Os navegadores que não vêm por padrão com este recurso geralmente podem tê-lo instalado posteriormente. Com isso, a sua capacidade de obter informações aumenta consideravelmente, uma vez que a maior parte das informações disponíveis na Internet encontra-se em inglês.


Exibindo Páginas Anteriormente Visitadas

À medida que você navega pela Internet em uma dada seção, os navegadores armazenam todos os sites da web que você já visitou, na ordem em que você os visitou. Essa informação está prontamente disponível na interface dos navegadores através dos botões de Avançar e Retornar. Através desses botões, é possível retornar para sites previamente visitados na ordem inversa em que foram visitados ou avançar para sites já visitados, caso você tenha retornado.

Interface do Firefox com os botões de avanço e retorno e a lista de <span class=sites visitados na seção atual">

Além desse avanço linear, alguns navegadores permitem que você salte diretamente para um site previamente visitado em uma dada seção, da mesma forma que podemos escolher uma faixa qualquer em um CD de música. A Figura 5 apresenta a forma que o Firefox disponibiliza a lista de sites visitados em uma seção, juntamente com os botões de Avançar/Retornar mencionados (localizados no canto superior esquerdo da imagem).

Além do registro temporário dos sites por seção, os navegadores armazenam os sites visitados em um registro permanente denominado de histórico de navegação. Esse registro organiza os sites visitados de acordo com a data e horário em que foram visitados pela última vez. Com isso, é possível, por exemplo, revisitar os sites que você visitou, digamos, há dois dias. A Figura 6 apresenta exemplos de exibição de histórico do navegador Safari de forma visual.

a) b) Figura 6 – Exemplos de exibição de histórico do navegador Safari (a) em 3D e (b) na forma tradicional como lista

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados