Cursos / Informática para Internet / Introdução às Tecnologias da Informação / Aula

arrow_back Aula 15 - Google Drive: Formulários – Dados

“Nuvem” da Google

Pegando carona nas possibilidades da “computação nas nuvens”, a Google, uma das empresas mais influentes e atuantes do ramo, lançou o seu conjunto de aplicativos para escritório, batizado de “Documentos Google”. Assim como outros serviços de computação nas nuvens, o Documentos Google propicia acesso aos documentos do usuário em qualquer lugar do mundo, precisando apenas de um computador e de uma conexão com a Internet. Ou seja, caso você esqueça algum trabalho em casa ou não consiga abri­lo em outra máquina por problema de incompatibilidade de aplicativo, estando no Documentos Google você os tem na sua mão a qualquer momento, basta estar conectado à Internet.

Inicialmente, foi criado apenas o Documentos Google, que, depois de algum tempo, foi integrado ao Google Drive. Portanto, ao acessar o Drive você terá acesso às diversas funcionalidades dos Documentos Google. Dessa forma, o serviço propicia armazenamento, elaboração, formatação, compartilhamento e edição em conjunto de documentos digitais diversos. Esta última funcionalidade propicia que várias pessoas alterem um documento ao mesmo tempo. Dessa forma, você poderá compartilhar seus documentos com outras pessoas, definindo se eles poderão apenas visualizar os arquivos ou poderão editá-los colaborativamente. Em vista disso, podemos dizer que o Google Drive acaba sendo utilizado como um software colaborativo, este entendido como um programa especializado em viabilizar a realização colaborativa de atividades, seja a produção de textos, planilhas, gráficos, audiovisuais, entre outros.

Exemplos de Software Colaborativo

  • Lucid Chart () - Serviço para a criação colaborativa de diagramas, como fluxogramas, mapas mentais, diagramas de rede, entre outros afins.
  • Wikipedia () - Enciclopédia on-line criada e editada coletivamente por seus usuários.
  • Narrativa Aberta () - Ferramenta on-line que possibilita a criação colaborativa de histórias.
  • Wike () - Software que permite a organização e gerenciamento coletivo de projetos.

O Google Drive evoluiu o Documentos Google e o tornou ainda mais poderoso, com vários aplicativos, que oferecem, além de aplicativos básicos de escritório, ferramentas diversas, inclusive para a edição de arquivos de design gráfico. Vale lembrar, contudo, que tais funcionalidades ainda não atingiram o nível de complexidade de muitas ferramentas dedicadas. Isso poderá ser percebido se compararmos, por exemplo, as funções do Documentos Google na edição de textos e planilhas de cálculo com aquelas presentes na suites de escritório Libre Office, a qual estudamos em aulas anteriores.

Cabe lembrar que, assim como em outros serviços de “computação nas nuvens”, você precisará, antes de começar a usar o Drive, cadastrar-se. Caso você já possua um endereço de e­mail no Gmail, então você não precisará fazer um novo cadastro, podendo utilizar o usuário e senha desses serviços.

Ao entrar no Google Drive, você verá uma listagem das pastas e documentos que possui no momento. Tais pastas podem ser acessadas, criadas e modificadas de formas relativamente similares àquelas utilizada no gerenciamento de arquivos de sistemas operacionais como Windows ou Linux.

Tela inicial do Google Docs

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados