Cursos / Informática para Internet / Introdução às Tecnologias da Informação / Aula
Bom, uma vez que você conseguiu criar seu endereço de e-mail, é necessário saber como enviar e receber mensagens. Este é o tema desta seção.
Da mesma forma que você precisa de um navegador para "navegar" na Internet através de seus elos, precisamos utilizar um cliente de e-mail para receber e enviar nossas mensagens eletrônicas. Podemos simplificar dizendo que existem duas formas de você trabalhar com um cliente de e-mail, que são:
Na primeira forma, chamada de acesso direto, você deve visitar a URL da provedora do seu endereço de correio eletrônico. Por exemplo, se seu e-mail é fornecido pela Google, você deve, via navegador, visitar o site do Gmail (o serviço de correio eletrônico da Google), fornecer seu login e senha para entrar em uma página que permite você gerenciar suas mensagens eletrônicas. Além do Gmail <>, outros exemplos de serviços de e-mail nessa categoria são o Yahoo mail <>, Hotmail <>, IG mail <>, Zip mail <>, entre outros.
A Figura 7 apresenta um exemplo de tela típica para acesso a uma conta existente ou abertura (cadastro) de uma nova conta de correio eletrônico no "gmail.com".
Já a Figura 8 apresenta uma tela de gerenciamento de mensagens que surge quando seu cadastro já foi realizado com sucesso. Nesta tela, você vai encontrar a lista das mensagens recebidas, quem as enviou e quando a mensagem chegou à caixa de correio. Do lado esquerdo, você encontra algumas pastas que organizam mensagens que ainda estão sendo escritas (Rascunhos) ou mensagens já enviadas (Enviados), por exemplo.
A Figura 9 apresenta uma operação bem comum, que é a composição de uma nova mensagem de correio eletrônico a ser enviada. Nela, os campos mais importantes que devem ser preenchidos são os seguintes: (1) o campo Para, que recebe o endereço eletrônico do destinatário da mensagem (no exemplo, carlos@imd.ufrn.br); (2) o campo Assunto, que não é obrigatório, mas deve ser preenchido sempre que possível, pois é nele que indicamos do que se trata a mensagem, sendo a primeira informação a que o destinatário tem acesso antes de abrir a mensagem propriamente dita; e (3) o corpo da mensagem, que é o local no qual você digita o conteúdo da sua mensagem (como vemos na informação sobre a prova que é mencionada no email).
Outra característica que tornou o uso do e-mail tão popular é a possibilidade de envio de arquivos em anexo à mensagem. Dessa forma, podemos enviar fotos, documentos texto, planilhas, vídeos etc. Para tanto, basta selecionar a opção Anexar um arquivo.
A segunda forma de trabalhar com endereços eletrônicos é através de cliente de e-mail instalado localmente. Essa abordagem é ideal quando você possui mais do que uma conta de e-mail. Em um único programa gerenciador de e-mail, você pode configurar individualmente todas as suas contas de e-mail (pessoais, como Yahoo, Gmail, Hotmail etc. e profissionais, fornecidos no local de estudo ou trabalho). Dessa forma, ao inicializar o cliente de e-mail local, ele automaticamente busca novas mensagens em todas as contas que você cadastrou.
São exemplos de bons clientes locais de e-mail:
Para cada um desses clientes de e-mail, você deve ler as instruções sobre como proceder para configurar cada um dos endereços de e-mail que você possui de maneira que o cliente possa acessá-los e baixá-los em uma única interface. A Figura 10 apresenta um exemplo de Mozilla Thunderbird, configurado para receber e-mail de uma conta profissional, Gmail e Yahoo.
Agora, após aprendermos sobre um dos serviços mais populares da Internet, o correio eletrônico, é uma boa hora para você criar sua conta de correio, caso ainda não possua uma, e começar a enviar mensagens para seus amigos e familiares, falando sobre sua experiência com o Metrópole Digital. Porém, lembre-se de ser um usuário responsável, verificando periodicamente se o seu computador está ou não infectado por vírus.
Como leitura complementar, recomendamos que você investigue os termos Web 2.0 e Computação nas Nuvens. Essas são as novas tendências em termos de tecnologia de software e desenvolvimento de programas para os próximos anos.
Para tanto, recomendamos os seguintes sites (se necessário, utilize a tradução on-line do Google):
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados