Cursos / Informática para Internet / Introdução às Tecnologias da Informação / Aula

arrow_back Aula 15 - Google Drive: Formulários – Dados

Ligando-se à Internet

Para você ter acesso à rede mundial de computadores, ou Internet, são necessários dois requisitos: (1) o acesso físico ou serviço de telecomunicação e (2) o fornecedor de acesso à Internet (do Inglês Internet Service Provider – ISP) – comumente denominado de provedor.

O primeiro, serviço de telecomunicação, é a operadora responsável por oferecer a conexão física entre seu computador e os servidores que tem acesso à Internet. Essa conexão pode ser realizada de várias formas, como, por exemplo, via linha discada por meio de um modem telefônico (nesse caso, a operadora de telecomunicação é a própria operadora telefônica), através de cabo, rádio, satélite etc.

O tipo de conexão física vai influenciar diretamente na qualidade e velocidade do canal de comunicação. Formalmente, a qualidade de conexão é denominada de velocidade de transferências dos dados ou largura da banda de dados. Assim, quanto maior for a banda de dados que o provedor oferecer, mais rápido será seu acesso à Internet. Em termos práticos, um acesso rápido significa que você conseguirá navegar na WWW mais rapidamente, assistir a vídeos em tempo real (no YouTube, por exemplo) em alta resolução, baixar músicas e filmes rapidamente etc.

O acesso por linha telefônica discada hoje é pouco usado no Brasil. Porém, os serviços de acesso por banda larga crescem a cada ano. A principal vantagem da conexão de banda larga sobre a conexão via linha discada é que, na primeira, a velocidade de acesso é maior, e o acesso está sempre disponível (seu computador fica ligado à Internet o tempo inteiro) e a linha telefônica não fica ocupada (como pode ocorrer na conexão por linha discada).

As empresas prestadoras de serviço que oferecem conexões do tipo banda larga são autorizadas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e atuam de formas diferentes. Elas podem utilizar os cabos telefônicos (via modem Asymmetric digital subscriberline, ADSL, que oferece velocidades maiores do que por linha discada), por cabos de TV por assinatura, via rádio, satélite, tecnologia sem fio (wireless) ou fibra ótica.

Uma vez determinada a forma de comunicação física, você deve satisfazer o segundo requisito: escolher o provedor de acesso à Internet. Além desse acesso, um provedor deve oferecer outros serviços, como e-mail, hospedagem de páginas, blogs etc. No decorrer desta e da próxima aula, vamos descrever alguns desses serviços.

Importante!

É importante que você saiba a diferença entre a empresa (operadora) de telecomunicação, que oferece a conexão física aos servidores da Internet e a empresa (operadora) provedora de acesso à Internet, que, basicamente, é responsável por autenticar sua conexão com a Internet. Em algumas situações, os dois serviços são oferecidos pela mesma empresa, em outras, você deve contratar tais serviços separadamente.

Você pode ter acesso a um provedor pago ou gratuito. A diferença básica entre essas duas categorias reside na qualidade e quantidade de serviços oferecidos. Normalmente, os provedores pagos são os que oferecem mais opções de serviço e melhor qualidade de conexão.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados