Introduzindo Planilha de Cálculo Eletrônica

Uma planilha eletrônica, também conhecida como folha de cálculo, é um programa de uso geral que utiliza o poder computacional para efetuar rapidamente vários tipos de cálculos matemáticos, simples ou complexos, ou para simplesmente apresentar dados com ou sem auxílio de gráficos.

A planilha eletrônica é baseada no uso de tabelas para organizar os dados. Cada tabela individual é denominada de planilha. Cada planilha, por sua vez, é composta por várias linhas e colunas. A interseção entre colunas e linhas constitui um elemento individual da planilha, denominado de célula. Uma célula é o elemento mais básico da planilha e é capaz de armazenar valores. Por fim, esses valores correspondem aos dados que serão armazenados e manipulados através da planilha eletrônica, podendo ser textos, números, datas ou fórmulas.

Recapitulando, temos o conceito de planilha eletrônica, o qual pode ser formado por uma ou mais planilhas, que por sua vez é formado por várias colunas e linhas, as quais definem células identificáveis de maneira única e capazes de armazenar valores.

Toda coluna é identificada por uma letra ― de A até AMJ ― totalizando 1024 colunas por planilha. Similarmente, toda linha é identificada por um número ― de 1 até 1.048.576 ― num total de 1.048.576 linhas por planilha. Assim, uma única planilha possui, no total, 1.073.741.824 células individuais. Como cada linha e coluna possui um identificador único, podemos identificar cada célula de maneira única também, através da combinação dos identificadores de sua coluna e linha. Por exemplo, a célula C4 corresponde ao cruzamento da terceira coluna (identificada pela letra “C”) com a quarta linha (identificada pelo número 4).

Citamos a seguir alguns exemplos de uso de planilhas eletrônicas.

  • Orçamento familiar - Uma planilha pode ser usada para manter uma lista de renda (salários) e despesas (gastos) de uma família, como, por exemplo, supermercado, aluguel, transporte, gastos com saúde etc. Nesse caso, podemos manter o orçamento para todo o ano, criando uma planilha para cada mês do ano.
  • Fluxo de caixa - Podemos empregar uma planilha para controlar o fluxo de caixa de uma empresa simples. O fluxo de caixa é um controle financeiro fundamental, que não diz respeito ao lucro, mas à quantidade de dinheiro que entra e sai da empresa, em um determinado período de tempo (diário, mensal).
  • Controle de estoque - Planilhas são usadas para o cadastro e controle de movimentação de itens de estoque. Qualquer movimentação (retirada ou armazenagem) é lançada na planilha de maneira a refletir o que de fato está armazenado no estoque de uma empresa.
  • Controle de notas de uma turma - Planilhas podem ser usadas para armazenar as diversas notas de estudantes de uma turma, calculando suas médias parcial e final de maneira automática. Nesse caso, é necessário que o professor forneça as notas que cada estudante obteve ao longo da disciplina.

Interface do Calc

Quando o Calc é inicializado, sua interface é similar ao que está exibido na Figura 1. A seguir, explicamos detalhes dessa interface.

Elementos que compõem a interface do Calc

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados