Cursos / Informática para Internet / Introdução às Tecnologias da Informação / Aula
Uma planilha eletrônica, também conhecida como folha de cálculo, é um programa de uso geral que utiliza o poder computacional para efetuar rapidamente vários tipos de cálculos matemáticos, simples ou complexos, ou para simplesmente apresentar dados com ou sem auxílio de gráficos.
A planilha eletrônica é baseada no uso de tabelas para organizar os dados. Cada tabela individual é denominada de planilha. Cada planilha, por sua vez, é composta por várias linhas e colunas. A interseção entre colunas e linhas constitui um elemento individual da planilha, denominado de célula. Uma célula é o elemento mais básico da planilha e é capaz de armazenar valores. Por fim, esses valores correspondem aos dados que serão armazenados e manipulados através da planilha eletrônica, podendo ser textos, números, datas ou fórmulas.
Recapitulando, temos o conceito de planilha eletrônica, o qual pode ser formado por uma ou mais planilhas, que por sua vez é formado por várias colunas e linhas, as quais definem células identificáveis de maneira única e capazes de armazenar valores.
Toda coluna é identificada por uma letra ― de A até AMJ ― totalizando 1024 colunas por planilha. Similarmente, toda linha é identificada por um número ― de 1 até 1.048.576 ― num total de 1.048.576 linhas por planilha. Assim, uma única planilha possui, no total, 1.073.741.824 células individuais. Como cada linha e coluna possui um identificador único, podemos identificar cada célula de maneira única também, através da combinação dos identificadores de sua coluna e linha. Por exemplo, a célula C4 corresponde ao cruzamento da terceira coluna (identificada pela letra “C”) com a quarta linha (identificada pelo número 4).
Citamos a seguir alguns exemplos de uso de planilhas eletrônicas.
Quando o Calc é inicializado, sua interface é similar ao que está exibido na Figura 1. A seguir, explicamos detalhes dessa interface.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados