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A identificação do público-alvo é extremamente importante porque irá determinar o tipo de layout, as cores e a linguagem a ser usada no site.
No questionário que você utilizou para identificar os objetivos da página foram utilizadas perguntas que se referiam ao seu público. Por exemplo, se o site do colecionador fosse um site sobre jogos infantis, então o público certamente seria crianças e pais.
Talvez você identifique mais de uma categoria de público-alvo. Por exemplo, no site do colecionador, de acordo com a entrevista mostrada anteriormente, você pode identificar – como principais categorias – colecionadores, jogadores e demais pessoas interessadas em jogos de tabuleiro (que não têm conhecimento do assunto).
É importante selecionar a categoria ou categorias mais importantes para que sejam definidas, separadamente, os objetivos de cada uma.
Seu cliente também deve participar ativamente dessa etapa, respondendo às perguntas sobre o público-alvo, identificando categorias, classificando seus objetivos. O aval do seu cliente é necessário em todas as fases.
Existe uma técnica utilizada na engenharia de software (ainda na fase do levantamento de requisitos) para descrever situações de uso de um sistema que será construído. Essa técnica é chamada de cenários e é muito útil para levantar as necessidades de cada categoria de público-alvo.
Você pode criar cenários para sua página, descrevendo situações que serão vivenciadas por seu público-alvo quando acessá-la.
Você pode descrever um cenário para cada categoria de usuário. Essa técnica ajudará você a imaginar o site pronto e a definir seus objetivos gerais e os das categorias de usuário.
Por exemplo, uma situação possível para o site do colecionador de jogos seria:
Um colecionador de jogos de tabuleiro visita sua página para conhecer um pouco sobre um dos jogos que ele ainda não possui e que faz parte de sua coleção.
Identificar essa situação é importante porque, com base nela, você pode definir melhor os objetivos do seu site. Por exemplo, ao invés de apenas disponibilizar o nome e a capa dos jogos, sua página poderia dar uma breve descrição dos jogos e até mesmo informar quando, onde e por quanto eles foram comprados. Outra técnica que você pode utilizar chama-se análise competitiva, que inclui a visita a sites rivais, identificando seus pontos bons e ruins (aqui você se tornará público-alvo!) para basear a definição dos mesmos objetivos.
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