Cursos / Informática para Internet / Autoria Web / Aula

arrow_back Aula 09 - Pré-produção, navegação, resolução x design e layout

Tipos de Navegação

Os menus devem estar em lugares previsíveis onde os usuários realmente esperam encontrá-los, tais como no topo da página ou nas laterais. Ainda nesta aula, você viu alguns exemplos de menus (verticais, horizontais, com abas, botões).

Com relação à localização, existem dois principais tipos de navegação. A navegação por guias horizontais e a navegação por guias verticais. Elas devem se adequar ao layout escolhido para a página.

A navegação com guias horizontais é bastante comum. Esse tipo de sistema de navegação, que geralmente está no topo da página, funciona muito bem como navegação principal porque chama a atenção do usuário. Ele pode ser aplicado para um layout que tenha uma ou mais colunas. A navegação vertical é tão comum quanto a horizontal, porém, não pode ser utilizada para um layout que contém apenas uma coluna.

É necessário entender que um tipo de navegação não é superior ao outro. O que acontece é que um ou outro se encaixa melhor para um determinado site. São apenas maneiras diferentes de representar uma informação. Na maioria dos designs, você poderá usar a navegação horizontal ou vertical. Também não existe um lado (direito ou esquerdo) certo para colocar a navegação vertical. A escolha deve ser feita de acordo com o layout do seu site. Mas não se esqueça de adequar tudo ao tema da página. Lembre-se da importância da metáfora visual.

Com relação à arquitetura da informação, os dois principais tipos de navegação são a navegação primária (principal) e a secundária.

  • A navegação primária possui links para as principais seções do site. O interessante é que ela esteja acessível em todas as páginas de um site, uma vez que possui os principais blocos de informação dele, ou seja, ela se aplica ao site inteiro e é imutável.
  • A navegação secundária aplica-se à seção atual que está sendo visitada, ou seja, onde o usuário está no momento. O que deve acontecer é que, ao mudar a página, também muda-se a navegação secundária, pois ela deve ser útil apenas para a página em que se encontra.

É importante que a navegação primária se encontre em um lugar mais alto que a navegação secundária. Quando organizadas no layout, isso dá a ideia de que uma é subordinada à outra. As Figuras 12 e 13 mostram um site e a mudança da navegação secundária após a mudança de página.

Exemplo de navegação primária e secundária Exemplo de navegação primária e secundária

Perceba nas Figuras 12 e 13 que a navegação primária é a mesma, enquanto que a secundária são subseções do link principal ativo. Note também que o link principal ativo está destacado com uma cor de plano de fundo.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados