Cursos / Informática para Internet / Autoria Web / Aula

arrow_back Aula 09 - Pré-produção, navegação, resolução x design e layout

Clareza e Objetividade

Um nome de link ruim, que não diz claramente o conteúdo da seção, certamente deixará o usuário confuso. Além de ser claro, você precisa garantir que os nomes dos links sejam os menores possíveis para representar aquela informação. Isso levará o usuário a interpretar aquele link rapidamente. O uso de uma palavra é o ideal, mas pode-se usar mais de uma quando julgar necessário, desde que sirva para dizer ao usuário exatamente onde ele chegará ao clicar naquele elemento.

O ideal é que sempre se utilize textos para representar as categorias do menu principal. Entretanto, você também pode contar com ícones, que são bons elementos de design, pois possuem uma boa aparência. No entanto, deve-se ter cautela, uma vez que os ícones podem causar alguns problemas graves na sua navegação. Um link que é formado por apenas um ícone (imagem), sem conter nenhuma informação textual, pode prejudicar seu entendimento, uma vez que os usuários podem não entender o ícone da mesma maneira que você, desenvolvedor, entende.

Ao olhar para um ícone, você deve ter uma ideia do que ele representa. Existem alguns ícones que transmitem uma ideia bem clara do seu significado. Já outros não possuem tanta clareza assim. O que pode acontecer é que o usuário tenha uma ideia totalmente diferente da sua a respeito do ícone. E pior, isso pode levar o usuário a clicar no ícone pensando que está sendo levado a um lugar quando na verdade está sendo levado a outro totalmente diferente ou nunca encontrar a informação que deseja porque ela é alcançada através de um ícone que não faz o menor sentido para ele.

Por exemplo, que ideias vêm à sua cabeça quando você olha para o ícone a seguir?

 Ícone

O ícone dá ideia de algo referente a algum texto, mas não possui uma ideia clara de sua representação. Ele sozinho não diz muita coisa. Poderia ser um ícone que o levasse a uma seção de escrita de alguma mensagem, de leitura de algum texto, ou qualquer outra função nesse sentido. Se mesmo assim você deseja utilizar ícones como elementos de navegação de sua página, é melhor acompanhá-los de algum texto que esclareça a função do ícone. Um texto esclarecedor fará com que o usuário saiba para onde está indo ao clicar no ícone. Veja o ícone anterior acompanhado de um texto na Figura 11.

Exemplos do uso de ícones acompanhados de texto

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados