Cursos / Informática para Internet / Autoria Web / Aula
Agora que você já tem o mapa do site, o próximo passo é definir o layout.
Você pode desenhar vários tipos de layouts no papel, a fim de verificar como ficaria a distribuição das informações no site. É mais rápido e prático do que construir os códigos; afinal de contas, apenas um layout será escolhido. O que se deseja é que você vá ao código apenas quando souber exatamente o que irá fazer.
O design deve definir a arrumação da página, como por exemplo, quantas colunas terá a página, onde ficará o menu, o tamanho das imagens a serem usadas etc. Existem inúmeras possibilidades de layouts (como você viu na aula passada).
O layout afeta muito sua metáfora visual, pois ele dirá o que pode e o que não pode aparecer em uma determinada página.
Os elementos que formam o layout em muitos sites são:
Esses elementos não são obrigatórios. É necessário decidir o que deve e o que não deve estar presente no site. A Figura 15 ilustra um site e a localização de alguns destes elementos.
Você já sabe da importância do usuário no processo de planejamento de um site. Afinal, é para ele que você o constrói e não para você.
Na escolha do layout, não poderia ser diferente. Um layout que torne o site confuso não trará uma boa experiência para o seu usuário e assim ele não voltará. Portanto, é necessário tornar o layout funcional e agradável ao mesmo tempo.
Você já deve ter muitas informações sobre seu público-alvo, conhecê-lo é indispensável para definir o que é e o que não é funcional e agradável.
Além disso, há regras gerais que podem guiar o desenvolvedor nesse processo.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados