Cursos / Informática para Internet / Autoria Web / Aula
Outro aspecto que pode agradar aos olhos do usuário é o tamanho das áreas úteis e elementos do site, tais como conteúdo principal, seções laterais, menus, figuras, dentre outros. Existe uma regra antiga para definir proporções, que era usada para confecção de obras de arte, por exemplo, a Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, utiliza essa regra para estabelecer a proporção entre o tronco e a cabeça, e também entre os elementos do rosto.
<http://pt.wikipedia.org/wiki/Propor%C3%A7%C3%A3o_%C3%A1urea>
Essa regra é denominada proporção de ouro e consiste na utilização de um fator, o número 1,618, para definir a largura do espaço que será utilizado com um determinado conteúdo.
Ou seja, no caso dos documentos web, o que se deve fazer é dividir o espaço total por 1,618, o resultado deve ser ocupado pelo conteúdo principal e o restante pelo conteúdo secundário. Veja um exemplo.
Se o layout tiver duas colunas e largura total de 760px, então, deve-se ter as seguintes proporções:
Outra forma de aplicar a proporção de ouro é usá-la para definir os tamanhos dos outros elementos da página, tais como a navegação ou espaço de publicidade. Para esses elementos, pode-se definir a altura e largura de forma que se aproximem da proporção de ouro, por exemplo.
Altura do elemento = 300px
Largura do elemento = 300px / 1.618 ~= 185px
Dividir a largura total por 1,618 dá um resultado aproximado de 62% para o conteúdo principal e 38% para o conteúdo secundário. Existe outra técnica, denominada a regra dos terços, que permite que você tenha uma divisão aproximada da divisão da proporção de ouro. Ela evita que você tenha que fazer cálculos usando o fator e consiste na divisão da tela em três partes. A junção de duas dessas partes (2/3) forma a área que abrigará o conteúdo principal e o outro terço (1/3) as outras informações. Veja na Figura 17 um esboço da aplicação da regra dos terços.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados