Cursos / Eletrônica / Projeto de Sistemas RF / Aula

arrow_back Aula 02 - Fundamentos de Comunicações RF

Características de uma transmissão RF

Vamos voltar ao exemplo do início da aula: você contando aos seus amigos como foi viagem nas últimas férias. Porém, imagine que você está contando sobre a viagem, mas em japonês! E seus amigos não sabem nada de japonês. Ou que você está falando bem baixinho e seus amigos não conseguem ouvi-lo. Ou você está com algum problema na garganta e sua voz fica falhando, mas você não pára para repetir aquilo que seus amigos não ouviram. Como você acha que ficaria a comunicação? Com certeza ela seria prejudicada. Da mesma forma acontece com as transmissões de dados via radiofrequência: você tem que definir alguns padrões antes de começar a se comunicar.

Dispositivos de transmissão

Para transmitir dados por RF é necessário ter um dispositivo que consiga gerar ondas de rádio, chamado de transmissor, e outro que saiba como receber tais ondas, chamado receptor. Esses dispositivos contém uma antena, que é o responsável por converter os dados em sinais de rádio (assim como o copo converte as ondas sonoras em vibrações no fio, no exemplo dos copos). Quando um dispositivo pode tanto enviar quanto receber dados, ele é chamado de transceptor (ou, em inglês, transceiver).

Os transmissores são como nossa boca e cordas vocais em uma conversa, eles sabem como transmitir, mas não sabem o que transmitir, enquanto os receptores funcionam como nossos ouvidos. É necessário ter o cérebro para dizer o que vai ser transmitido ou o que está sendo recebido. No caso digital, podemos ter um computador ou um microcontrolador que desempenhe o papel do cérebro.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados