Cursos / Eletrônica / Projeto de Sistemas RF / Aula

arrow_back Aula 02 - Fundamentos de Comunicações RF

Frequência de transmissão

Para se comunicar é necessário que as pessoas envolvidas entendam a mesma língua, não é mesmo? Se eu falar em japonês para um grupo que não entende japonês eu estarei gastando minha energia à toa e não estarei comunicando nada. Na transmissão de dados RF, falar a mesma língua significa utilizar uma mesma frequência.

As ondas de rádio são ondas eletromagnéticas que variam de 3kHz à 300GHz. Para se comunicar por RF, é necessário que tanto o transmissor quanto o receptor utilizem a mesma frequência de comunicação, ou então eles não vão conseguir se entender e vão simplesmente gastar energia sem realmente comunicar alguma coisa.

Existem certas frequências de rádio que são exclusivas para certas atividades. Por exemplo, existem faixas de frequências para a transmissão de rádio AM, outra para transmissão FM, outra para transmissão de sinais de TV, e por aí vai. Quem diz como são utilizadas as frequências no Brasil é a Anatel, que decide isso de acordo com a União Internacional de Telecomunicação (ou em inglês, ITU – International Telecommunication Union). Isso é muito importante, porque senão viraria bagunça! Imagine, como sua mãe ficaria se o sinal de TV fosse interrompido porque o filho do vizinho resolveu utilizar o carrinho de controle remoto na mesma frequência do canal que ela está assistindo?

Se Liga!

Existem faixas de frequência abertas (que não necessitam de licença para uso) utilizadas para realizar comunicações com fins industriais, científicos e médicos, chamadas de faixas ISM (do inglês Industrial, Scientific and Medical).

Essas faixas possuem poucas restrições quanto ao seu uso (basicamente potência transmitida e largura de banda que devem ser mantidas em certos limites). Os equipamentos que as utilizam devem ser capazes de trabalhar (se comunicar) mesmo sob forte interferência, já que diversos outros equipamentos podem se utilizar de tais faixas gratuitamente.

A exemplo, o bluetooth e o wi-fi se utilizam dessas faixas assim como telefones sem fio e rádios de comunicação (os famosos Walk Talks). A Anatel é a responsável por definir as regras para a utilização dessas faixas no Brasil, onde a maioria dos dispositivos de transmissão comerciais trabalham na faixa de 902 MHz a 928 MHz (caso de alguns telefones sem fio) ou na faixa de 2,4 GHz a 2,5 GHz (caso de alguns telefones sem fio, Bluetooth, wi-fi) e na faixa de 5,725 GHz a 5,875 GHz (Conhecida como faixa de 5 GHz).

Aspectos importantes de uma transmissão RF

Nesta seção serão descritos alguns aspectos que são importantes e devem ser levados em conta em um sistema de RF. Tais aspectos influenciam diretamente no projeto e em como o sistema irá desempenhar seu papel na comunicação.

Protocolo de comunicação

Para se comunicar não basta saber qual língua utilizar, também é preciso saber utilizar corretamente a língua. Por exemplo, imagine que eu queira falar pra você o seguinte:

“Na minha última semana de férias eu viajei para a Disney com meus pais”.

Porém, eu falo da seguinte maneira:

“Semana para com pais férias eu na minha Disney de meus a última viajei”.

Veja bem: eu falei várias palavras em português, porém não consegui realizar a comunicação pois não segui corretamente as regras gramaticais da língua. Mas mesmo eu falando de forma errada, o seu cérebro é poderoso o suficiente para conseguir extrair alguma informação da mensagem. Já o mesmo não pode ser dito das transmissões de dados. Não basta que os transmissores e receptores trabalharem na mesma frequência, é necessário que os microcontroladores saibam exatamente como é a estrutura da mensagem que está sendo transmitida. Isso é chamado de protocolo de comunicação.

O protocolo define como as mensagens vão ser enviadas e também a hora de enviar ou receber dados. Imagine se você e seus amigos resolvessem falar todos ao mesmo tempo como foi as suas ultimas férias: provavelmente ninguém se entenderia e nenhuma informação seria transmitida.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados