Cursos / Eletrônica / Projeto de Sistemas RF / Aula

arrow_back Aula 02 - Fundamentos de Comunicações RF

Potência do sinal

A potência do sinal de transmissão está relacionada com o quão longe sua transmissão pode chegar. É o mesmo que o volume da sua voz. Quanto maior a potência, maior a energia gasta, e mais longe o seu dado será transmitido. É importante que o receptor esteja dentro da distância máxima que o transmissor consegue emitir um dado.

Interferência e perda de dados

Interferências acontecem devido a vários fatores. Por exemplo, se um ônibus barulhento passar próximo ao lugar onde você e seus amigos estão conversando, você ou seus amigos não poderão ser ouvidos; ou se você estiver falando muito baixo, ou se seus amigos estiverem muito distantes, às vezes não será possível entender o que está sendo dito. O exemplo do ônibus é similar ao que acontece quando dois transmissores estão transmitindo dados na mesma frequência: os dados se misturam e ocorre a interferência de uma transmissão na outra, causando uma perda de dados.

A perda de dados também pode ocorrer devido à potência baixa do sinal. Os protocolos mais modernos de comunicação têm formas de verificar se um dado foi transmitido corretamente e informar ao microcontrolador caso não seja possível transmitir. Uma forma simples é esperar que aquele que recebeu os dados envie um “entendi” para quem transmitiu e, se o transmissor não receber esse “entendi”, enviar novamente os dados.

Características de uma transmissão RF

Nesta seção serão descritas algumas características importantes de uma transmissão de RF. Apesar de existirem inúmeras características, nos concentraremos nas mais importantes.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados