Cursos / Eletrônica / Projeto de Sistemas RF / Aula

arrow_back Aula 02 - Fundamentos de Comunicações RF

Comunicação sem fio

A comunicação sem fio está tão presente na nossa vida que nem nos damos conta de que ela existe. Temos a nossa voz. Ela é um claro exemplo de comunicação sem fio. Temos também os sinais de fumaça, que os povos antigos utilizavam para se comunicar à distância. Mas temos, também, formas mais modernas de comunicação.

Agora pegue seu telefone celular. Temos um dispositivo no qual podemos transmitir voz, porém ele não é conectado a nenhum fio. Todos os dados são transmitidos através de antenas: a antena do seu celular e a antena da torre de comunicação da operadora que esteja mais próxima do aparelho. E não só voz, como também dados, como por exemplo, mensagens de texto. Temos também a conexão Wi-Fi, que permite que computadores troquem dados entre si e com a internet sem o uso de cabos. Até o controle remoto da sua televisão utiliza comunicação sem fio.

Quando você aperta o botão de mudar de canal, o LED infravermelho (a pequena lâmpada que fica na ponta do controle) pisca de forma a indicar que você quer mudar de canal. O sensor na televisão percebe esse padrão da luz piscando e realiza a mudança que você indicou no controle. Você não consegue ver a luz por que o olho humano não consegue enxergar o infravermelho, mas ela está lá! E ela é o meio de comunicação entre o seu controle remoto e a sua televisão.

Assim como as transmissões com fio, as sem fio também utilizam meios específicos para enviar informações. Ao conversar, utilizamos o som e com sinal de fumaça utilizamos... fumaça! O controle remoto utiliza luz infravermelha, enquanto as transmissões por celular e redes wi-fi utilizam ondas de rádio. As transmissões de rádio serão o foco da nossa disciplina.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados