Cursos / Eletrônica / Projeto de Sistemas RF / Aula

arrow_back Aula 02 - Fundamentos de Comunicações RF

Taxa de transmissão

Você já encontrou alguém que fale muito rápido? Quando ele falou com você a primeira vez, você conseguiu entender tudo o que ele falou? Na comunicação verbal até que isso é possível, com certa dificuldade. Mas com transmissões em RF não é bem assim. Tanto o transmissor quanto o receptor tem que estar configurados para se comunicar na mesma velocidade, ou seja, na mesma taxa de transmissão, caso contrário eles simplesmente não conseguirão se comunicar. As taxas são medidas geralmente em “kilobits por segundo” (kbps) ou “megabits por segundo” (Mbps).

A taxa de transmissão define também quanto tempo vai demorar para transmitir um conjunto de dados, desde que se saiba o tamanho desses dados, assim como acontece na comunicação verbal: se eu falar 100 sílabas por segundo, eu terminarei meu discurso bem mais rápido do que se eu falasse 15 sílabas por segundo, porém a chance de que não entendam o que eu estou falando também é maior.

Configuração do transmissor/receptor

Antes de transmitir um dado por rádio, é importante configurar corretamente tanto o transmissor quanto o receptor. Na comunicação verbal, isso significa aprender a falar e entender a sua língua natal, que no caso é o português, e isso toma geralmente os primeiros anos de nossas vidas. Em circuitos elétricos, isso toma apenas alguns milésimos de segundo e é feito através da troca de algumas mensagens entre o microcontrolador e o dispositivo transmissor ou receptor, definindo a frequência, potência e taxa de transmissão que serão utilizados. Essa comunicação utiliza algum protocolo que seja entendido tanto pelo microcontrolador quanto pelo dispositivo transmissor/receptor. Nas próximas aulas falaremos um pouco mais sobre eles.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados