Cursos / Eletrônica / Acionamentos Eletrônicos / Aula

arrow_back Aula 01 - Introdução aos acionamentos eletrônicos

Conceitos Básicos

Antes de começarmos a estudar os dispositivos que compõem os acionamentos eletrônicos, é necessário que entendamos os conceitos básicos que envolvem esses dispositivos. O domínio desses conceitos é primordial para compreender cada parte do acionamento.

Potência

Potência elétrica faz referência à quantidade de energia elétrica desenvolvida por um dispositivo elétrico em um intervalo de tempo. Em outras palavras, imagine duas pessoas subindo uma escada, Pedro e Marcos. Pedro sobre a escada em 1 minuto, enquanto que Marcos sobe a mesma escada em 3 minutos. Percebe-se então que Pedro fez um esforço maior para subir a escada mais rápido, enquanto Marcos subiu mais relaxado. Então podemos dizer que Pedro desenvolveu uma potência maior que Marcos.

Existem algumas equações que definem potência, mas, para o nosso estudo, associaremos a potência elétrica à relação entre a tensão e a corrente nos circuitos estudados:

$$ P = V \times I $$

Em que

  • V = tensão elétrica (volts)
  • I = Corrente elétrica (ampères)
  • P = Potência elétrica dada em Watts

Porém, a definição de potência vai além dessa definição. Na verdade, existem três tipos de potência que chamamos de potência ativa, potência reativa e aparente.

Potência ativa: É a potência que efetivamente realiza trabalho, também é chamada de potência real. A unidade é Watts.

Potência reativa: É uma potência presente na rede elétrica, porém não realiza trabalho, mas é essencial ao funcionamento de dispositivos que são capazes de armazenar energia. A unidade é Var, volt ampère reativo.

Potência aparente: É a potência total, é o resultado da soma vetorial da potência ativa com a reativa. A unidade é VA, volt ampère.

A Figura 2 mostra a relação entre as potências e é chamada de triângulo de potência.

 Triângulo de potências.

Algumas pessoas fazem analogia da relação dessas três potências com um copo de chopp. O líquido amarelo corresponderia à potência ativa, já que ela quem realiza “trabalho” (deixa o indivíduo bêbado); a espuma branca à potência reativa, já que não é bebida de fato, mas está ali para manter a temperatura do chopp, tem a sua função; e o total, líquido mais espuma, corresponderia à potência aparente.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados