Cursos / Eletrônica / Acionamentos Eletrônicos / Aula

arrow_back Aula 01 - Introdução aos acionamentos eletrônicos

Velocidade

Espera-se que o gráfico da velocidade do rotor em função do tempo na partida seja uma função crescente, uma vez que o rotor sai do repouso e vai aumentado a velocidade até atingir a velocidade nominal, como mostrado na Figura 5.

O que se deseja normalmente é que o motor mantenha a mesma velocidade enquanto estiver operando em regime permanente. Porém, quando o controle da máquina não prevê ou não suporta uma determinada perturbação, essa velocidade pode sofrer alguma alteração. Na Figura 6, é mostrado como a velocidade pode variar devido a uma carga inserida no motor.

Corrente

A corrente que o motor “puxa” da rede elétrica vai depender do esforço que ele precisa fazer, então podemos considerar três situações:

Motor operando sem carga em regime permanente: Quando o motor opera em vazio, o único esforço que ele faz é para manter seu eixo girando e, como não tem carga, esse eixo está leve. Como nessa situação o esforço é pequeno, ele necessita de uma corrente bem pequena para funcionar.

Motor operando com carga em regime permanente: Quando o motor opera com carga, o esforço que ele vai precisar fazer vai depender da carga. Se a carga for mais pesada ele vai fazer um esforço maior, se a carga for leve, um esforço menor. A corrente, nessa condição, vai depender da carga que o motor está movendo.

Na partida: Como já comentado anteriormente, na partida direta de um motor há um pico de corrente que excede muito o valor necessário ao funcionamento em regime permanente. A explicação disso é a inércia. Se você considerar uma bola de ferro, é necessário fazer mais força para pô-la em movimento do que para mantê-la girando.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados