Cursos / Eletrônica / Acionamentos Eletrônicos / Aula
Um sinal de corrente ou tensão pode ser contínuo ou alternado. Existem motores que operam com corrente contínua (CC) e com corrente alternada (CA), porém existem algumas vantagens de se operar com motores de corrente alternada, mas o principal deles é o custo. O próprio motor e a manutenção são mais baratos nas máquinas CA.
O motor de corrente alternada funciona alimentado por tensão alternada que corresponde a um sinal senoidal, como mostrado na Figura 7.
Quando o motor é alimentado por uma tensão que é composta por uma única senoide dizemos que o sistema é monofásico. Porém, no sistema elétrico brasileiro, os sinais de tensão são gerados e distribuídos numa composição de três senoides defasadas igualmente entre si de 120 graus, como mostra a Figura 8. Esse sinal com três fases compõe o sistema trifásico.
A concessionária de energia (no caso do RN, a COSERN – Companhia de Serviços Elétricos do Rio Grande do Norte) oferece os dois tipos de sinais, trifásico e monofásico. O consumidor comum, residencial, pode optar por um dos dois, já o consumidor industrial ou comercial, que tenha uma potência instalada grande, deve ser alimentado por uma tensão trifásica.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados