Os materiais didáticos aqui disponibilizados estão licenciados através de Creative Commons Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND. Você possui a permissão para visualizar e compartilhar, desde que atribua os créditos do autor. Não poderá alterá-los e nem utilizá-los para fins comerciais.
Atribuição-SemDerivações-SemDerivados
CC BY-NC-ND
Cursos / Eletrônica / Acionamentos Eletrônicos / Aula
A maior dificuldade na partida é porque, para romper a inércia, o motor faz um esforço grande que se traduz em exigir mais corrente do sistema de alimentação. Esse pico de corrente pode danificar os cabos, caso não sejam bem dimensionados, ou faz com que o sistema encareça, uma vez que os cabos devem ser mais grossos.
O que fazer para evitar altos valores de corrente na partida de motores? Qual a melhor forma de solucionar esse problema?
O interessante seria que na partida a corrente não tivesse esse valor tão alto, assim não seria necessário colocar cabos mais grossos e mais caros. E isso é possível usando as técnicas de acionamento.
Para entender melhor o que ocorre na partida de motores, vamos analisar alguns gráficos considerando a partida de forma direta, sem acionamento eletrônico.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados