Os materiais didáticos aqui disponibilizados estão licenciados através de Creative Commons Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND. Você possui a permissão para visualizar e compartilhar, desde que atribua os créditos do autor. Não poderá alterá-los e nem utilizá-los para fins comerciais.
Atribuição-SemDerivações-SemDerivados
CC BY-NC-ND
Cursos / Automação Industrial / Controle de Processos / Aula
É bastante comum, em plantas que empregam controle de vazão, controlar a razão entre duas vazões. Essa estratégia é conhecida como controle de razão. Considere o seguinte exemplo de um reator retirado de Yoneyama (2003), mostrado na Figura 8.
A ideia nesse tipo de processo é manter as concentrações fixas, o que pode ser obtido através das relações das vazões de entrada dos dois reagentes. Essa razão é dada por:
vAvB=REm que vA é a vazão do reagente A e vB é a vazão do reagente B. Um esquema de controle que usualmente implementa o controle de razão é considerar o set point do controlador para a vazão de B e para a vazão de A e o sinal de realimentação da vazão de B multiplicado por R. A malha de controle de razão é mostrada na Figura 9.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados