Cursos / Automação Industrial / Controle de Processos / Aula
Foi estudado um tipo de variável muito importante e comum no meio industrial: a vazão. Aprendemos sobre a principal técnica de se medir vazão (a placa de orifício) e sobre o principal atuador de vazão (a válvula). O controle de razão, muito comum em processos industriais, também foi apresentado. Nas aulas seguintes, estudaremos outras variáveis, também muito importantes na área de controle de processos.
Placa de Orifício é um dos sistemas mais usados na medição de vazão por diferencial de pressão. Sua aplicação na indústria é relativamente alta, devido a vantagens como simplicidade, baixo custo, baixos índices de manutenção e aplicações em diversos tipos de fluidos. É muito mais favorável que outros tipos de medidores de vazão sejam usados em larga escala por refinarias de petróleo, indústrias petroquímicas, siderúrgicas, açúcar, álcool e demais segmentos das indústrias de processo.
O uso de técnicas de compensação do agarramento pode diminuir a vida útil do equipamento (válvula de controle), pois com essas estratégias possa ser que haja um aumento na atuação da haste da válvula, ou seja, a mesma se movimentará com maior frequência, o que ocasionará o seu desgaste mais rapidamente. Porém, como benefício há uma redução da variabilidade na saída do processo (as oscilações diminuem), implicando em uma melhoria da malha de controle em relação a PV. Sendo assim, a equipe de controle de processos deve sempre procurar uma forma de compensar o agarramento (antes deve ser constatado que a redução da eficiência na malha de controle estar sendo causada pelo agarramento na válvula e não por outro problema, como uma sintonia inadequada do controlador) prejudicando ao mínimo a válvula de controle e, no entanto, com uma melhoria na PV. A título de curiosidade, existem diversos trabalhos nessa área e várias pesquisas vêm sendo feitas com esse objetivo.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados