Cursos / Automação Industrial / Controle de Processos / Aula

arrow_back Aula 07 - Controle de vazão

Características Estáticas dos Elementos de Medida

Estudamos que um sistema de medida possui características dinâmicas e que a velocidade de resposta (velocidade de envio da informação da variável medida) deve ser a maior possível, se não quisermos introduzir atrasos na ação da cadeia de controle. Isso equivale a dizer que a constante de tempo dos elementos de medida e transmissão não deve ser alta em relação às constantes de tempo dos restantes sistemas da cadeia.

Além das características dinâmicas do sistema de medida, são muito importantes as seguintes propriedades:

Precisão - Exprime o grau de conformidade do valor indicado pelo sistema de medida com o valor real da grandeza. É representada pelo desvio, expresso em percentagem, entre o valor medido e o valor real da grandeza.

Linearidade - Significa que a função que relaciona a variável de saída com a de entrada é uma função linear (geometricamente representada por uma reta inclinada). Os desvios à linearidade são expressos em percentagem.

Histerese - Diferença entre valores indicados pelo sistema de medida para um mesmo valor da grandeza medida, quando esse valor é atingido por valores crescentes ou por valores decrescentes.

Repetitividade - Representa a exatidão com a qual se obtém a mesma medida quando ao longo do tempo se aplica a mesma entrada. É também indicada em percentagem.

Banda morta - Corresponde a folgas e insensibilidades do sistema de medida. Significa o desvio máximo que se pode introduzir na entrada do sistema sem haver qualquer variação no valor de saída.

Sensibilidade - Representa a relação entre o sinal de saída e o sinal de entrada. Para o mesmo sinal de entrada, a saída é tanto maior quanto maior for a sensibilidade. Um conceito praticamente sinônimo é o de GANHO.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados