Cursos / Automação Industrial / Atuadores / Aula

arrow_back Aula 10 - Hidráulica Industrial

2. Hidráulica Industrial

Iniciamos o estudo dos componentes de hidráulica industrial pelo reservatório, que é o dispositivo utilizado para armazenar o fluido hidráulico dos sistemas.

2.1 Reservatório Hidráulico

De acordo com Parker Hannifin Corporation (1999), o reservatório hidráulico visto na Figura 11 está presente em todos os sistemas hidráulicos existentes, e ele tem como principal característica armazenar o fluido, óleo hidráulico, devendo ser capaz de armazenar o volume equivalente a, no mínimo, 3 vezes a vazão de bombeamento por minuto.

Esse reservatório deve possuir volume de expansão de, no mínimo, 10% de sua capacidade de armazenamento do fluido, apresentar filtro de respiro, ter bocal de abastecimento com filtro, permitir a inspeção do nível do fluido em seu interior, ter um separador de contaminantes sólidos, dissipar calor do fluido e absorver sua expansão térmica e, finalmente, separar o ar do fluido.

Unidade de geração hidráulica da Festo, composto de: motor bomba, filtro, reservatório e conexões

Os reservatórios hidráulicos podem ser de três tipos: convencionais, em L e suspenso. Na Figura 12, podemos observar esses tipos de reservatórios.

Tipos de reservatórios

2.2 Filtros hidráulicos

O filtro hidráulico visto na Figura 13 é responsável por eliminar todos os resíduos que podem contaminar o fluido existente no sistema. A maioria dos problemas no sistema ocorre devido a uma má filtração do fluido, que deixa passar resíduos para as válvulas e outros componentes do sistema, aumentando o desgaste e causando falhas indesejáveis para um bom funcionamento.

Filtro hidráulico da Festo

A seguir será apresentada uma lista com os principais problemas causados nos sistemas de geração hidráulica provenientes de uma má filtragem do fluido, segundo a Parker Hannifin Corporation (1999), vejamos:

  • Há interferência com a transmissão de energia vedando pequenos orifícios nos componentes hidráulicos. Nessa condição, a ação das válvulas é imprevisível, improdutiva e também insegura;
  • As partículas contaminantes interferem no resfriamento do líquido, por formar um sedimento que torna difícil a transferência de calor para as paredes do reservatório;
  • Provavelmente, o maior problema com a contaminação num sistema hidráulico é que ela interfere na lubrificação. A falta de lubrificação causa desgaste excessivo, resposta lenta, operações não sequenciadas, queima da bobina do solenoide e falha prematura do componente.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados