Os materiais didáticos aqui disponibilizados estão licenciados através de Creative Commons Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND. Você possui a permissão para visualizar e compartilhar, desde que atribua os créditos do autor. Não poderá alterá-los e nem utilizá-los para fins comerciais.
Apesar de ser uma pesquisa para os alunos, uma possível resposta seria:
A chave de mercúrio é normalmente composta por uma ampola de vidro com dois ou mais filamentos (contatos) de uma liga especial. Dentro desta ampola é inserido uma gota de mercúrio sendo lacrada (a ampola) a vácuo. Quando ocorre o movimento da ampola, o mercúrio no estado líquido se move fazendo contato entre os contatos elétricos. Como mercúrio é um metal e é bom condutor, faz o fechamento elétrico de tais contatos, agindo como uma chave liga e desliga, de maneira simples, sem o menor esforço possível para tal, já que no estado líquido, o mercúrio se move facilmente com a inclinação da ampola.
Um dos principais motivos de sua utilização é justamente dessa ausência de esforço para fechar os contatos elétricos. Por causa do fechamento dentro da ampola, os contatos elétricos ficam protegidos de corrosão por exposição ao ambiente externo. Além disso, esse isolamento do ambiente exterior permite o seu uso nos mais diversos locais por justamente evitar arcos elétricos ao ar livre, o que em locais com gases ou líquidos inflamáveis seria extremamente perigoso.
A sua aplicação é a das mais diversas, controle de nível de tanques de combustível, de água, detecção de inclinação, alarmes entre outros.