Cursos / Automação Industrial / Instrumentação e Sensores / Aula

arrow_back Aula 07 - Sensores de Nível

Boias e flutuadores

Nesse método de medição direta do nível as boias ou flutuadores são fabricados com um material cuja densidade (massa específica) seja menor do que a densidade do fluido a ser medido. Assim, quando o nível se alterar, a posição do flutuador também deverá variar de forma contínua, seguindo o nível do fluido. Esse deslocamento do flutuador pode ser conectado a um dispositivo mecânico ou eletrônico para prover algum modo de visualização.

A Figura 4 mostra dois tipos de medidores utilizando boia e visualizadores mecânicos. Na Figura 4 (b), a boia está ligada a um braço, e o ângulo desse braço é mensurado para indicar o nível. A desvantagem desse medidor com braço, em relação ao da Figura 4 (a), é a não linearidade.

Medidores de nível tipo boia ou flutuadores: (a) linear e (b) não linear.

Para se obter um indicador de nível eletrônico basta instalar um potenciômetro, conforme vemos na Figura 5. O deslocamento do flutuador movimenta o braço, fazendo o cursor mover-se sobre o elemento resistivo e acarretando uma mudança na resistência. Essa alteração na resistência é diretamente proporcional ao nível de líquido armazenado. Nesse caso, o nível pode ser representado de diversas formas como lâmpadas, leds com escala de cores, displays numéricos etc.

Utilização de flutuadores com potenciômetro para medição de nível.

As boias podem também ser utilizadas quando se deseja monitorar os limites máximo e mínimo de um reservatório ou pontos intermediários. Normalmente, nessas aplicações as boias são acopladas a detectores conhecidos como chaves, que podem ser mecânicas ou magnéticas. A chave é conectada ao elemento flutuador através de uma haste que funciona como alavanca.

No caso das chaves magnéticas, a boia possui um imã. Assim, a variação do nível acarreta o deslocamento do conjunto flutuador-haste em direção ao detector magnético (reed-switch). Ao se aproximar desse detector ocorre o acoplamento magnético, provocando a atuação de um contato elétrico. O inverso ocorre quando o elemento flutuador se afasta do detector magnético, realizando o desacoplamento magnético. O vídeo abaixo nos dá uma visão mais concreta do funcionamento dessas chaves.

Vídeo das chaves magnéticas:

Fonte:https://www.youtube.com/watch?NR=1&v=ZdHS9nxDN_4.
Como Funciona um Sensor de Nível Bóia Magnética - ICOS Fonte:https://www.youtube.com/watch?v=guZ4Z94FGII.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados