Cursos / Automação Industrial / Instrumentação e Sensores / Aula
Nestes métodos, o nível real de líquido é medido diretamente por meio de um dispositivo mecânico simples. Normalmente esse nível é medido em relação ao fundo do reservatório.
Esses tipos de dispositivos fornecem apenas uma saída visual ao operador. A medição pode ser feita através de uma vareta, método conhecido como "vareta molhada" que pode ou não ser graduada, ou através de uma régua graduada, quando o nível a ser medido encontra-se em reservatório que proporciona uma visualização direta desse líquido, seja por ser um reservatório translúcido seja por meio de um visualizador externo.
Na medição através de uma vareta, o nível de líquido é determinado mergulhando a haste (vareta) no reservatório onde se encontra este líquido de modo que o "zero" da haste coincida com o fundo do reservatório. A marca do líquido na haste, quando esta é retirada do recipiente, indicará a referência para medição do nível. Caso a haste seja graduada, o nível é indicado diretamente, caso contrário pode-se medir com auxílio de uma fita ou régua graduada.
Podemos encontrar exemplos de aplicação desse método na medição do nível de óleo do motor de um carro ou em postos de combustíveis, quando o funcionário vai, com uma haste, verificar o nível nos tanques de armazenamento.
a) | b) |
A medição de nível para um reservatório que possua certa transparência pode ser feita com uma régua instalada encostada nesse reservatório. Nesse caso, a leitura será feita sem o contato com o conteúdo. Caso o recipiente seja completamente opaco, utiliza-se um visualizador externo e uma régua. Esse visualizador é constituído por um tubo de vidro, montado ao lado do tanque que contém o líquido, para proporcionar uma indicação visual do nível de líquido.
Os tubos utilizados no visualizador externo são geralmente feitos de vidro temperado e são fornecidos com tampas metálicas de proteção em torno deles. O comprimento e o diâmetro dependem das condições de utilização, isto é, das pressões e temperaturas máximas. Assim, faz-se necessário uma análise aprofundada no momento da escolha do dispositivo. Outro fator que se deve levar em consideração é a definição do diâmetro do medidor, uma vez que um diâmetro maior que o necessário pode alterar o nível do reservatório e um diâmetro muito aquém do projetado pode causar o efeito capilar no tubo. A Figura 2 apresenta alguns visualizadores de nível disponíveis no mercado.
A medição de nível de líquido com esses dispositivo é simples e direta para líquidos limpos e coloridos. No entanto, é inadequada para líquidos sujos, viscosos e corrosivos. Além disso, muitas vezes é necessário um operador para registrar os níveis de líquido (Figura 3).
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados