Cursos / Automação Industrial / Instrumentação e Sensores / Aula
Na indústria, geralmente grandes quantidades de líquidos, como água, solventes, produtos químicos etc., são utilizados numa série de processos industriais. A medição do nível dessas substâncias se faz necessária para avaliar o volume ou quantidade de líquido contido em um determinado local (recipiente ou reservatório) durante as etapas do processo. O conhecimento da quantidade de líquido armazenada possibilita a tomada de ações no decorrer do processo, pois o nível é uma variável que, além de necessitar ser monitorada por questão de segurança - para que não ultrapasse um determinado limiar, influencia diretamente tanto a pressão a qual esse líquido exerce quanto a vazão com que ele escoa. Portanto, sua medição e/ou controle torna-se muito importante em uma variedade de processos encontrados em plantas de produção.
Devemos ter em mente que o conteúdo do qual desejamos determinar o nível pode ser tanto sólido quanto líquido. Assim, além dos processos industriais, a aplicação da medida de nível é necessária em processos como: medição de nível em tanques de combustíveis, reservatórios de água, grãos armazenados em um silo, medição de nível em córregos, lagos etc.
Na aula de vazão, nos medidores em canais abertos, vimos que a vazão medida através desses instrumentos utiliza a medição de nível. De acordo com Balbinot e Brusamarello (2011, p. 270).
O nível é definido como sendo a altura de preenchimento de um líquido ou de algum tipo de material em um reservatório ou recipiente. A sua medição normalmente é realizada do fundo do recipiente em direção à superfície ou a um ponto de referência do material a ser medido.
Na medição do nível, normalmente o medidor "sente" a interface entre dois meios. Esses meios podem ser líquido e gás, sólido e gás, sólido e líquido e até mesmo líquido e líquido (diferentes densidades).
A medição de nível de líquido pode ser classificada como: métodos diretos ou métodos indiretos.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados