Os materiais didáticos aqui disponibilizados estão licenciados através de Creative Commons Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND. Você possui a permissão para visualizar e compartilhar, desde que atribua os créditos do autor. Não poderá alterá-los e nem utilizá-los para fins comerciais.
Atribuição-SemDerivações-SemDerivados
CC BY-NC-ND
Cursos / Automação Industrial / Instrumentação e Sensores / Aula
Para verificar suas respostas, clique aqui.
O nível é definido como sendo a altura de preenchimento de um líquido ou de algum tipo de material em um reservatório ou recipiente.
Nível de óleo do motor, nível dos reservatórios de combustíveis em postos, nível de tanques de água.
São medidores fabricados com um material cuja densidade (massa específica) seja menor do que a densidade do fluido a ser medido. Assim, quando o nível se alterar, a posição do flutuador também deverá variar de forma contínua, seguindo o nível do fluido. Esse deslocamento do flutuador pode ser conectado a um dispositivo mecânico ou eletrônico para prover algum modo de visualização.
As chaves mecânicas utilizam um sistema de abertura e fechamento mecânico, que é acionado pelo movimento do braço. Esse mecanismo é facilmente encontrado em reservatórios residenciais, permitindo a entrada de água quando este se encontra vazio e cortando a entrada de água quando cheio.
No caso das chaves magnéticas, a boia possui um imã. Assim, a variação do nível acarreta o deslocamento do conjunto flutuador-haste em direção ao detector magnético (reed-switch). Ao se aproximar desse detector ocorre o acoplamento magnético, provocando a atuação de um contato elétrico. O inverso ocorre quando o elemento flutuador se afasta do detector magnético, realizando o desacoplamento magnético.
Através da medição da pressão diferencial. O transmissor de pressão será instalado de forma que um dos pontos de tomada de pressão seja o ambiente externo (pressão atmosférica), nos casos de tanques aberto, ou a pressão interna de baixa, também conhecido como ponto de baixa pressão (localizado acima da coluna de líquido). Esse ponto será ligado à câmara de baixa pressão do transmissor. O outro ponto, conhecido como ponto de alta, está localizado na base do reservatório, que sofre a pressão exercida pela coluna de líquido. Esse outro ponto é, então, conectado à câmara de alta pressão do transmissor. A diferença dessa pressão permite calcular a altura da coluna líquida.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados