Os materiais didáticos aqui disponibilizados estão licenciados através de Creative Commons Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND. Você possui a permissão para visualizar e compartilhar, desde que atribua os créditos do autor. Não poderá alterá-los e nem utilizá-los para fins comerciais.
Atribuição-SemDerivações-SemDerivados
CC BY-NC-ND
Cursos / Automação Industrial / Instrumentação e Sensores / Aula
Para verificar suas respostas, clique aqui.
Supressão de Zero ocorre quando o transmissor indica um nível superior ao real. Em medições de nível, por exemplo, onde o transmissor não está instalado no mesmo nível que sua tomada de alta, há então a necessidade de compensação da coluna de líquido na tomada do transmissor. Neste caso, uma coluna líquida se forma com certa altura dentro da tomada de pressão e o transmissor indicará um nível superior ao real. A correção é o que chamamos de Supressão de Zero.
No caso onde existe a selagem líquida também na tomada de pressão baixa (low), é necessária a compensação da coluna de liquido aplicada na tomada de pressão alta (Hi) e na tomada de pressão baixa (Low). É o que chamamos de Elevação de Zero.
Esse tipo de procedimento é muito utilizado pois é comum que os instrumentos de pressão sejam instalados em pontos diferentes de sua tomada de pressão. Os motivos variam desde facilidade de manutenção até facilidade de leitura.
Para realizar a devida correção, basta realizar o cálculo de pressão da coluna de líquido dentro dos tubos de tomada de pressão. Isso pode ser realizado de forma manual, calculando através da fórmula de pressão e dos dados como a densidade do fluido e a altura da tomada. Outra forma é realizar a compensação através do próprio instrumento. Muitos instrumentos (transmissores) já possuem sistemas de calibragem e supressão de zero ou elevação de zero, cabendo ao operador realizar tais operações antes de iniciar a utilização do instrumento no processo.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados