Cursos / Automação Industrial / Sistemas Digitais / Aula
Se até agora só falamos de computador, você deve estar se perguntando: Mas, o que é um microcomputador? O que o diferencia de um computador? Essas respostas estão nas definições dadas a seguir.
Um microcomputador é qualquer sistema computacional que possua como CPU um microprocessador. Ficou na mesma? Calma. Vamos por partes.
Um microprocessador é qualquer componente que implemente, em um único chip, os dois blocos funcionais que compõem a unidade central de processamento, ou seja, a unidade de controle e a unidade de processamento. Ficou claro agora? Na Figura 5, você pode verificar a figura de um microprocessador da Intel, que é um dos maiores fabricantes na área. Uma boa leitura sobre os microprocessadores Intel você pode encontrar aqui.
Agora, também poderemos chegar ao conceito do que seja um microcontrolador.
Microcontrolador é qualquer componente que incorpore, em um único chip, todas as unidades de um microcomputador, ou seja, a CPU, a memória e as portas e periféricos de E/S. Em outras palavras, um microcontrolador é um microcomputador em um único chip.
Daí que surge outra novidade: o DSP (Digital Signal Processor), ou seja, Processador Digital de Sinais.
Um DSP é qualquer microcontrolador que adicione funções avançadas para condicionamento e processamento digital de sinais. O termo DSP é usado também para designar o Processamento Digital de Sinais.
Esse é um assunto muito avançado e não iremos lhe repassar mais informações sobre ele, mas, só para atiçar sua curiosidade, sabia que todos os sinais manipulados por um celular, como os de som e de imagem, são processados por um DSP. É pouco ou quer mais?
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados