Cursos / Automação Industrial / Sistemas Digitais / Aula

arrow_back Aula 15 - Introdução a Microprocessadores, Microcontroladores e Processadores Digitais de Sinais

Microcomputadores

Se até agora só falamos de computador, você deve estar se perguntando: Mas, o que é um microcomputador? O que o diferencia de um computador? Essas respostas estão nas definições dadas a seguir.

Um microcomputador é qualquer sistema computacional que possua como CPU um microprocessador. Ficou na mesma? Calma. Vamos por partes.

Um microprocessador é qualquer componente que implemente, em um único chip, os dois blocos funcionais que compõem a unidade central de processamento, ou seja, a unidade de controle e a unidade de processamento. Ficou claro agora? Na Figura 5, você pode verificar a figura de um microprocessador da Intel, que é um dos maiores fabricantes na área. Uma boa leitura sobre os microprocessadores Intel você pode encontrar aqui.

Microprocessador da Intel

Agora, também poderemos chegar ao conceito do que seja um microcontrolador.

Microcontrolador é qualquer componente que incorpore, em um único chip, todas as unidades de um microcomputador, ou seja, a CPU, a memória e as portas e periféricos de E/S. Em outras palavras, um microcontrolador é um microcomputador em um único chip.

Arquitetura genérica de um microcontrolador, à esquerda, e o chip de um microcontrolador (PIC) da empresa Microchip, à direita

Daí que surge outra novidade: o DSP (Digital Signal Processor), ou seja, Processador Digital de Sinais.

Um DSP é qualquer microcontrolador que adicione funções avançadas para condicionamento e processamento digital de sinais. O termo DSP é usado também para designar o Processamento Digital de Sinais.

Observação

Esse é um assunto muito avançado e não iremos lhe repassar mais informações sobre ele, mas, só para atiçar sua curiosidade, sabia que todos os sinais manipulados por um celular, como os de som e de imagem, são processados por um DSP. É pouco ou quer mais?

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados