Cursos / Automação Industrial / Sistemas Digitais / Aula

arrow_back Aula 15 - Introdução a Microprocessadores, Microcontroladores e Processadores Digitais de Sinais

Microcontroladores

Os microcontroladores apresentam:

  • Memória e unidades periféricas on-chip.
  • Barramento de endereços com poucos bits, só permitindo o gerenciamento de pequena quantidade de memória. Algumas larguras típicas variam de 10 a 14 bits e, nestes casos, limitando seu acesso à memória variando se 1 Kbyte a 8 Kbytes.
  • Tratamento de dados restrito aos inteiros com representação binária de 8 bits. Atualmente, algumas famílias permitem o tratamento de inteiros de 8 e de 16 bits.
  • Ausência de unidades aritméticas de ponto flutuante.
  • Em contrapartida, são de baixo custo, apresentam baixo consumo e, em comparação aos demais, ocupam as menores áreas de silício.

Bem, os Processadores Digitais de Sinais, hardwares específicos para o processamento de sinais e, muitas vezes, imagens, DSP, se apresentam com características intermediárias entre os microprocessadores e os microcontroladores. Algumas famílias atuais de DSP já tratam dados de até 64 bits e permitem operações aritméticas com números inteiros e com números reais, em ponto flutuante.

Para entender melhor o que é aritmética de ponto flutuante, faça uma associação dela com a notação científica normalizada, usada para representar números reais muito grandes ou muito pequenos. Por exemplo, o número 0,000016 pode ser representado, em notação científica, como 1,6E-5 e o número 34.000.000.000.000 como 3,4E+13 ou 3,4E13, onde 1,6E-5 e 3,4E13 representam, respectivamente, $1,6x10^{-5}$ e $3,4x10^{13}$. Observe que se tem apenas um dígito inteiro significativo e o expoente varia de acordo com o posicionamento da vírgula. Não queremos e não existe a necessidade de você entrar nesse assunto de ponto fixo e ponto flutuante.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados