Cursos / Jogos Digitais / Modelagem 2D / Aula

arrow_back Aula 02 - Rascunho, Esboço e Teoria das Cores

2 - Mão na Massa!

Agora que já entendemos alguns conceitos-chave para a criação artística, que tal fazermos alguns exercícios para estimular o nosso traço?

Existem vários tipos de exercícios e estudos que podem ser realizados para melhorar nossos desenhos. Com alguns é possível perceber a diferença a curto prazo, em outros somente a longo prazo, mas não se preocupe, pois quanto mais você praticar, mais rápido irá desenvolver.

Exercícios de aquecimento:

  • Controle de pressão: Ponha uma folha de papel sobre outra e faça alguns desenhos na folha de cima, depois retire a folha que você estava desenhando e observe a folha de baixo. O ideal é que você consiga desenhar sem deixar marcas de pressão na folha debaixo, pois esse exercício estimula a sua precisão no tracejado, fazendo com que você necessite fazer vários esboços para alcançar um bom resultado, de modo a diminuir as marcas com o tempo. Preste bem atenção em ilustradores profissionais, eles não costumam machucar o papel.
  • Exercícios de Precisão: Os seguintes exercícios são muito bons para estimular a precisão e suavidade do traço. O ideal é fazê-los antes de iniciar um desenho.
  • Círculos - Faça rapidamente vários círculos de vários tamanhos numa folha, intercalando sempre entre os sentidos horário e anti-horário. Tente fazer uma circunferência perfeita, com um tracejado rápido, e compare em qual dos 2 sentidos sua precisão é melhor.

    Círculos.

  • “S” – faça vários tracejados em “S” numa folha.

    Vários “S”.

  • Ligar 2 pontos: Rapidamente, risque um ponto e, a alguns centímetros dele, risque outro ponto. Depois, passe um traço entre o primeiro e o segundo ponto. Faça isso repetidas vezes.

    Traços.

  • Simplificação do desenho: Mas para quem não sabe nada, qual seria primeira coisa fazer quando vemos um desenho? O primeiro passo é simplificar a figura! Tudo que vemos na vida real pode ser pensado ou abstraído como um conjunto de imagens geométricas simples: quadrados, bolas, triângulos (e suas versões 3D: cubos, cilindros etc.). A partir desse conjunto básico de imagens, podemos representar qualquer objeto em uma versão inicial básica, e a partir dele refinarmos o nosso desenho. Veja essa imagem:

    Casa.

  • Acho que deve ser do Minha Casa Minha Vida…

    Nós poderíamos criar uma representação dessa figura usando formas simples, você não acha? Veja:

    Forma simples da casa.

    “Nossa, que feio professor!”
    “Com certeza!”

    Mas o que eu queria mostrar é que a casa pode ser simplificada por meio de várias formas geométricas:

    • Retângulos para as paredes, portas e janelas;
    • Um triângulo e um paralelogramo para o telhado;
    • Tracejados aleatórios para a grama;
    • Uma linha para demarcar o horizonte;
    • Curvas aleatórias para as nuvens.

    Formas mais irregulares precisam ser quebradas em componentes menores para formar algo aproximado a elas (quase a técnica de modelagem por polígonos :P). Mas de qualquer forma (há!) essa seria uma boa maneira de começar os seus primeiros desenhos: simplificando o objeto em função de formas mais simples e conhecidas.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados