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arrow_back Aula 10 - Modelagem 3D – Parte 3

1 – Template do Projeto

Vamos nos basear na interação com a Engine Unity 3D. Ao abri-la, temos a opção de escolher entre projetos 2D e 3D, então, para esta aula, precisaremos de um projeto 3D com os pacotes de assets indicados nas figuras a seguir.

Figura 01 - Tela de abertura do Unity.
Tela de abertura do Unity.
Fonte: Captura de tela do Unity – Game Engine. Disponível em: <https://unity3d.com/pt/>. Acesso em: 25 de maio 2017

Figura 02 - Pacote de assets do Unity.
Pacote de assets do Unity.
Fonte: Captura de tela do Unity – Game Engine. Disponível em: <https://unity3d.com/pt/>. Acesso em: 25 de maio 2017

No próximo passo, aprenderemos a importar e configurar os modelos do nosso projeto. Acompanhe com atenção e, caso tenha dúvidas, poste uma mensagem no fórum ou compartilhe com seus colegas no encontro presencial!

1.1 - Importando e Configurando Modelo

Para iniciarmos, crie uma pasta dentro de Assets e a nomeie como “Busto”.

Agora, importaremos nosso modelo 3D. Para isso, clique com o botão direito do mouse dentro da pasta recém-criada e escolha a opção Import New Assets.

Figura 03 - Import New Assets.
Import New Assets.
Fonte: Captura de tela do Unity – Game Engine. Disponível em: <https://unity3d.com/pt/>. Acesso em: 25 de maio 2017

Vá até a pasta na qual se encontra o modelo e traga-o junto com as texturas. Organize as texturas dentro de subpastas adequadas.

Figura 04 - Texturas do Unity.
Texturas do Unity.
Fonte: Captura de tela do Unity – Game Engine. Disponível em: <https://unity3d.com/pt/>. Acesso em: 25 de maio 2017

Arraste o modelo para cena e no painel Inspector mude os valores de Position para zero. Essa é uma boa prática ao colocar os primeiros elementos em uma cena, pois, assim, temos mais facilidade de acesso à localidade inicial de nossos assets em cena.

Figura 05 - Painel Inspector.
Painel Inspector.
Fonte: Captura de tela do Unity – Game Engine. Disponível em: <https://unity3d.com/pt/>. Acesso em: 25 de maio 2017

Nosso modelo no painel Hierarchy possui uma seta ao lado do nome. Ao clicar nessa seta, é possível acessar os meshes individuais dele.

Figura 06 - Painel Hierachy.
Painel Hierachy.
Fonte: Captura de tela do Unity – Game Engine. Disponível em: <https://unity3d.com/pt/>. Acesso em: 25 de maio 2017

Tudo certo até aqui? Agora, trabalharemos diretamente no modelo, desse modo, acompanhe e aproveite os fóruns da disciplina para esclarecer suas dúvidas!

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