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arrow_back Aula 08 - Quests: associando personagens, mecânica e narrativa

Mecânicas e Gêneros

O livro apresenta uma resumida tabela que identifica os tipos de mecânicas e suas incursões mais ou menos profundas para cada gênero de jogo, apresentando os tipos mais comuns de games encontrados na atualidade.

Em razão do gameplay ser gerado pela mecânica, observa-se que o gênero de um jogo tem um efeito bastante significativo sobre os tipos de regras que implementa.

Quando Mario salta através de um canyon, o level design pode definir a forma do canyon, mas são as leis da física no jogo - suas mecânicas físicas – que determinam o quão longe ele pula, como a gravidade se comporta, e se ele será bem-sucedido ou não. (ADAMS; DORMANS, 2012, p. 12).

Os autores alertam que o gameplay emerge da mecânica de jogo. É difícil, se não impossível, para dizer se um jogo será divertido apenas olhando suas regras. A única maneira de descobrir se a mecânica funciona é jogando-o ou tendo alguém para fazê-lo, jogando protótipos, os famosos playtests.

Mecânicas são sistemas complexos, e a jogabilidade baseia-se em um delicado equilíbrio dentro desse sistema. Uma vez que a mecânica funcione, é fácil destruir esse equilíbrio adicionando novas funcionalidades posteriores no processo de desenvolvimento ou fazendo alterações aos mecanismos já existentes. Portanto, muito cuidado ao acrescentar novos elementos. Os autores aconselham que apenas depois do core mechanics do jogo estiver funcionando, bem testado, certo de que ser equilibrado e divertido, pode-se iniciar o trabalho dos níveis e elementos de arte do jogo.

Físicas Economia Progressão Manobras táticas Interação social
Ação Física detalhada para movimento, atirar, pular, etc. Power-ups, colecionáveis, pontos e vidas Níveis pré-desenhados com tarefas de dificuldade crescente, storyline, e definir metas do jogador
Estratégia Físicas simples para movimentos e lutas Construção de unidades, coleta de recursos, atualização da unidade, arriscando unidades em combate Cenários para proporcionar novos conjuntos de desafios Posicionamento de unidades para ganhar vantagens defensivas ou ofensivas Ações coordenadas, alianças e competições entre jogadores
Role-playing Físicas relativamente simples para resolver movimentos e conflitos, frequentemente baseado em turnos Equipamento e experiência para personalizar uma personagem ou facção Storyline e quests para dar ao jogador um propósito e objetivo Táticas da facção Encenação
Esportes Simulação detalhada Gerenciamento de equipes Temporadas, competições, torneios Táticas de equipe
Simulação de veículos Simulação detalhada Ajustes de veículos durante as missões Missões, corridas, desafios, competições, torneios
Simulação de gerenciamento Gerenciamento de recursos, construção de economia Cenários para proporcionar novos conjuntos de desafios Gerenciamento de recursos, construção de economia Ações coordenadas, alianças e competições entre jogadores
Aventura Gerenciamento do inventário do jogador História para conduzir o jogo, travas e chaves para controlar o progresso do jogador
Puzzle Simples, frequentemente não realista e discreto, desafios gerados por físicas Níveis curtos providenciando dificuldades de desafios mais crescentes
Jogos Sociais Coleta de recursos e construção de unidades, recursos investidos em conteúdo personalizado Quests e desafios para dar ao jogador um propósito e um objetivo Jogadores trocam recursos internos ao jogo, mecânicas encorajam cooperação ou conflito do jogador
Tabela 1: Mecânicas de games associadas a gêneros de games.
Fonte: Adaptado de Adams e Dormans (2012, p. 8).

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