Cursos / Jogos Digitais / Criação de Personagens e Narrativas de Jogos / Aula
Um game deve ser imprevisível, sob pena de tornar-se enfadonho quando previsível. Assim, é importante que todos os jogos tenham alguns fatores de improbabilidades. O simples rolar de dados pode ser uma forma de adicionar imprevisibilidade aos jogos de tabuleiro, por exemplo. Dos mais simples, como pedra-papel-tesoura (jokenpô), aos mais elaborados, como o xadrez, os jogos fazem uso de regras, que devem permanecer inalteradas, ou previamente negociadas. O termo regras parece mais associado aos jogos de tabuleiro e de cartas, que estão estampadas na caixa do jogo e são de conhecimento prévio dos jogadores. Diferentemente, as mecânicas dos games estão ocultas, implementadas no programa e, embora mantenham estreita relação com as regras, são melhor detalhadas e menos abstratas, do ponto de vista conceitual.
O termo core mechanics se refere, usualmente, às mecânicas centrais e mais influentes do jogo, isto é, que afetam vários aspectos do jogo, interagindo com mecânicas de menor relevância, controladoras de um ou poucos elementos do projeto. Embora ocultas, os jogadores aprenderão a compreender as core mechanics, enquanto descobrem o jogo, sua trama e potencialidades.
Adams e Dormans (2012) identificaram cinco diferentes tipos de mecânicas mais comumente associadas aos jogos digitais, conforme segue:
A física desempenha um grande papel em muitos jogos modernos, dos ultra-realísticos FPS aos jogos populares envolvendo física, como o puzzle Angry Birds. Os autores afirmam que os jogos usam a chamada ‘física de desenhos animados’, uma versão modificada da mecânica newtoniana para que os personagens possam fazer coisas não-newtonianas.
São as operações que envolvem elementos do jogo coletados, consumidos e comercializados, englobando itens facilmente identificados, como recursos, dinheiro, energia, munições, etc., podendo incluir elementos abstratos como saúde, popularidade e motivações, entre outros.
Como explica o livro, tradicionalmente o avatar do jogador precisa chegar a um determinado lugar para resgatar alguém ou derrotar o principal malfeitor e completar o nível. Neste tipo de jogo, o progresso do jogador é rigorosamente controlado por um número de mecanismos que bloqueiam ou desbloqueiam o acesso a determinadas áreas. Alavancas, interruptores e espadas mágicas os quais permitem que você possa destruir determinadas portas são exemplos típicos de tais mecanismos de progressão.
Os jogos podem ter mecanismos que lidam com a colocação de unidades de jogos em um mapa para vantagens ofensivas ou defensivas. Manobras táticas são críticas na maioria dos jogos de estratégia, mas também se apresentam em alguns RPGs e jogos de simulação. As mecânicas que governam as manobras táticas especificam tipicamente que vantagens estratégicas cada tipo de unidade pode ganhar de estar em cada localização possível. Manobras tácticas aparecem em muitos jogos de tabuleiro, como xadrez e Go, mas também em jogos de estratégia de computador, tais como nas franquias StarCraft ou Command & Conquer.
Muitos jogos online incluem mecânicas que recompensa dar presentes, convidar novos amigos para se juntar e a participação em outras interações sociais. Além disso, RPGs podem ter regras que regem a encenação de um personagem e um jogo de estratégia pode incluir normas que regem a formação ou quebra de alianças entre os jogadores. Jogos de tabuleiro e jogos populares entre crianças têm um histórico mais longo de mecanismos de jogo que orientam as interações entre os jogadores.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados