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O mitólogo e professor Joseph Campbell (1904 – 1987) compactou o princípio de vários contos e mitos em uma sequência de 12 passos, os quais denominou A Jornada do Herói.
Falaremos um pouco das várias etapas que compõem essa estrutura narrativa:
Mundo Comum
O herói é apresentado em seu cotidiano normal.
Exemplo: O condado dos Hobbits de O Senhor dos Anéis com sua vida pacata.
O chamado à aventura
Uma ameaça inesperada convoca o herói.
Exemplo: Neo é chamado para conhecer a verdade sobre a Matrix. A coruja em Harry Potter.
A recusa ao chamado
O herói não se sente à altura da jornada.
Exemplo: O hobbit quer fugir de sua responsabilidade com o Anel.
Encontro com o Mentor
Aquele que ensina, conduz ou impulsiona o herói à jornada.
Exemplo: Luke Skywalker encontra o Mestre Yoda; Karatê Kid e Mister Miyagi.
Travessia do Limiar
O herói acredita que precisa seguir seu destino.
Exemplo: Clark Kent resolve sair para a Fortaleza da Solidão e transforma-se no herói.
Testes, aliados e inimigos
Definem-se os grupos divergentes da trama e os primeiros conflitos.
Exemplo: Harry Potter confronta os aliados de Voldemort.
Aproximação
O herói se aproxima do objetivo de sua missão e cresce a tensão do conflito.
Exemplo: Neo enfrenta os Agentes da Matrix.
Provação
É o maior teste vivido pelo herói, que pode encerrar sua jornada.
Exemplo: Superman é vitimado pela kriptonita e aparentemente não terá como escapar.
A conquista da recompensa
Passada a provação, o herói conquista a recompensa ou recebe seu prêmio.
Exemplo: Peter Parker conquista o amor de Mary Jane.
O caminho de volta
Após conquistar seu objetivo, o herói retorna ao seu mundo.
Exemplo: Rocky Balboa triunfa no ringue.
Ressurreição ou Depuração
O herói soluciona uma trama secundária ou vence a última etapa da jornada.
Exemplo: Depois de morto, Neo ressurge e vence os Agentes.
Retorno com o elixir
É o encerramento da trama. O herói retorna, mas ele e seu mundo jamais serão os mesmos.
Exemplo: A última cena de Caçadores da Arca Perdida.
Como você viu, criar personagens não é uma coisa fácil. Fomos dos gregos aos games em uma aula, e isso aqui é apenas o começo. Em nosso próximo encontro vamos falar sobre design de personagens.
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