A Jornada do Herói

O mitólogo e professor Joseph Campbell (1904 – 1987) compactou o princípio de vários contos e mitos em uma sequência de 12 passos, os quais denominou A Jornada do Herói.

Falaremos um pouco das várias etapas que compõem essa estrutura narrativa:

Mundo Comum

O herói é apresentado em seu cotidiano normal.

Exemplo: O condado dos Hobbits de O Senhor dos Anéis com sua vida pacata.

O chamado à aventura

Uma ameaça inesperada convoca o herói.

Exemplo: Neo é chamado para conhecer a verdade sobre a Matrix. A coruja em Harry Potter.

A recusa ao chamado

O herói não se sente à altura da jornada.

Exemplo: O hobbit quer fugir de sua responsabilidade com o Anel.

Encontro com o Mentor

Aquele que ensina, conduz ou impulsiona o herói à jornada.

Exemplo: Luke Skywalker encontra o Mestre Yoda; Karatê Kid e Mister Miyagi.

Travessia do Limiar

O herói acredita que precisa seguir seu destino.

Exemplo: Clark Kent resolve sair para a Fortaleza da Solidão e transforma-se no herói.

Testes, aliados e inimigos

Definem-se os grupos divergentes da trama e os primeiros conflitos.

Exemplo: Harry Potter confronta os aliados de Voldemort.

Aproximação

O herói se aproxima do objetivo de sua missão e cresce a tensão do conflito.

Exemplo: Neo enfrenta os Agentes da Matrix.

Provação

É o maior teste vivido pelo herói, que pode encerrar sua jornada.

Exemplo: Superman é vitimado pela kriptonita e aparentemente não terá como escapar.

A conquista da recompensa

Passada a provação, o herói conquista a recompensa ou recebe seu prêmio.

Exemplo: Peter Parker conquista o amor de Mary Jane.

O caminho de volta

Após conquistar seu objetivo, o herói retorna ao seu mundo.

Exemplo: Rocky Balboa triunfa no ringue.

Ressurreição ou Depuração

O herói soluciona uma trama secundária ou vence a última etapa da jornada.

Exemplo: Depois de morto, Neo ressurge e vence os Agentes.

Retorno com o elixir

É o encerramento da trama. O herói retorna, mas ele e seu mundo jamais serão os mesmos.

Exemplo: A última cena de Caçadores da Arca Perdida.


A jornada do Herói de Joseph Campbell.

Como você viu, criar personagens não é uma coisa fácil. Fomos dos gregos aos games em uma aula, e isso aqui é apenas o começo. Em nosso próximo encontro vamos falar sobre design de personagens.

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