Apresentação

Muitas vezes nos referimos a personagens de uma maneira muito genérica, ampla e imprecisa. Mesmo sabendo das diferenças entre eles esquecemos de organizá-los, de modo a deixar a trama mais clara para o jogador. Por isso, além de conhecermos os principais tipos de personagens, também é importante sabermos de onde vem esse conhecimento, como os jogos os trouxeram das mídias anteriores e como os utilizam atualmente. Bem-vindos ao desenvolvimento de personagens, que passa pelo teatro, livro, rádio, cinema e muitos mais lugares nos quais o ser humano conta as suas narrativas até chegar aos jogos digitais.

Para isso, conheceremos a origem dos personagens, o que são os arquétipos e os estereótipos. Também veremos alguns princípios de criação de personagens baseados em seu comportamento dentro da narrativa, como heróis, vilões, sidekicks e bufões. Apresentaremos o concept, definiremos alguns elementos formais e características para situar visivelmente personagens no jogo. Por fim, apresentaremos a Jornada do Herói, um momento de evolução dos heróis dentro da narrativa e seu relacionamento com outros personagens.

Objetivos

  • Apresentar as personagens como elementos das estruturas narrativas;
  • Conhecer a definição de personagens;
  • Introduzir os princípios de criação de personagens e concept art;
  • Conhecer as principais características das personagens;
  • Conhecer a Jornada do Herói.

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