Cursos / Jogos Digitais / Física Aplicada a Jogos / Aula

arrow_back Aula 01 - Introdução ao Estudo dos Movimentos

4 - Aceleração

4.1 - Aceleração média

Estamos todos familiarizados com a aceleração num automóvel. Quando um motorista de ônibus pisa no pedal do acelerador, os passageiros experimentam uma aceleração ao serem pressionados contra o encosto de seus assentos.

Num determinado intervalo de tempo de um movimento variado de um ponto material pode ocorrer um aumento ou uma diminuição da velocidade escalar. Sempre que a velocidade varia, dizemos que esse ponto material foi acelerado.

Quantitativamente, a aceleração escalar média $a$ de um móvel é obtida pelo quociente entre a variação da sua velocidade escalar $\Delta v$ e o intervalo de tempo $\Delta t$ correspondente.

$Aceleração\,escalar\,média = \frac{variação\,da\,velocidade}{intervalo\,de\,tempo} = \frac{v-v_0}{t-t_0} = \frac{\Delta v}{\Delta t}$

O termo aceleração aplica-se tanto para a diminuição como para o aumento da velocidade.

Da mesma forma que definimos a velocidade vetorial média, vamos fazer o mesmo com a aceleração. A aceleração vetorial média será a razão entre a variação do vetor velocidade e a variação do tempo.

$\vec{a} = \frac{\Delta \vec{v}}{\Delta t}$

Assim como a velocidade, a aceleração $\vec{a}$ também é uma grandeza estritamente vetorial.

A unidade de aceleração é a razão entre a unidade de velocidade e a unidade de tempo. No sistema internacional (SI), a unidade de medida de aceleração é o $m/s^2$.

Quando a trajetória de um ponto material é retilínea e a velocidade varia de maneira uniforme, dizemos que o ponto material tem Movimento Retilíneo Uniformemente Variado (MRUV). Isto é, que o módulo da velocidade aumenta ou diminui valores iguais em intervalos de tempo iguais.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados