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arrow_back Aula 02 - Regra de três simples e composta

Maneira 2

Maneira 2: Nessa resolução utilizamos a técnica de regra de três composta para resolver o problema mais rapidamente.

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    Você deve começar a resolver o problema montando a tabela de grandezas, colocando em cada coluna os valores de cada grandeza e, em cada linha, os valores das grandezas diferentes que têm relação entre si:

    Número de funcionários Carga horária Quantidade de produtos
    20 6 450
    x 8 900

    Em seguida, você deve definir se a carga horária e a quantidade de produtos são diretamente ou inversamente proporcionais ao número de funcionários, a grandeza da incógnita x. Por convenção, colocaremos uma seta para baixo em número de funcionários. Se aumentarmos o número de funcionários, mantendo a quantidade de produtos, precisaremos de uma carga horária menor (então, colocaremos uma seta contrária ao número de funcionários). Por outro lado, se aumentarmos o número de funcionários, mantendo a carga horária, teremos uma quantidade de produtos maior (então, colocaremos uma seta na mesma direção do número de funcionários). Portanto, a carga horária e a quantidade de produtos são inversamente e diretamente proporcionais ao número de funcionários, respectivamente. Os sentidos das setas na tabela seguinte indicam a proporcionalidade entre as grandezas:

    Finalmente, você montará a proporção correspondente, lembrando de inverter as razões correspondentes às grandezas inversamente proporcionais ao número de funcionários:

    $$\frac{20}{x} = \frac{8}{6} \cdot \frac{450}{900} \Rightarrow \frac{20}{x} = \frac{8 \cdot 450}{6 \cdot 900} \Rightarrow x = \frac{20 \cdot 6 \cdot 900}{8 \cdot 450} = 30$$

    Logo, a fábrica precisará de 30 funcionários para atingir a produção desejada em 8 horas diárias de trabalho.

Se liga!

Quando estamos trabalhando com mais de 2 proporções, para definirmos se uma proporção é inversamente ou diretamente proporcional à proporção da incógnita, precisamos considerar que as demais proporções são valores constantes. No caso do Exercício resolvido 5, para sabermos se a carga horária era inversamente proporcional, consideramos que a quantidade de produtos manteve-se a mesma.

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