Os materiais didáticos aqui disponibilizados estão licenciados através de Creative Commons Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND. Você possui a permissão para visualizar e compartilhar, desde que atribua os créditos do autor. Não poderá alterá-los e nem utilizá-los para fins comerciais.
Atribuição-SemDerivações-SemDerivados
CC BY-NC-ND
Cursos / Jogos Digitais / Matemática Aplicada / Aula
Um carro imprimindo uma velocidade média de 60km/h faz o percurso entre duas cidades em duas horas. Se a sua velocidade média fosse de 80km/h, qual seria o tempo gasto para percorrer o mesmo trajeto?
Para solucionar esse problema, você deve inicialmente conhecer as grandezas envolvidas e saber se elas são diretamente ou inversamente proporcionais. O problema envolve as grandezas velocidade média e tempo. Quando a velocidade média do carro aumenta, o tempo para percorrer uma determinada distância diminui, portanto, as duas grandezas são inversamente proporcionais.
De acordo com os dados do problema, temos a seguinte tabela:
Iniciamos colocando uma seta para baixo em velocidade média. Como o tempo diminui com o aumento da velocidade, então colocaremos a seta do tempo na direção oposta da velocidade. As setas invertidas indicam que as grandezas são inversamente proporcionais, portanto, será necessário que se faça a inversão dos termos da segunda razão. Para efetuarmos o cálculo para achar o x, precisamos deixar as setas na mesma direção, invertendo os valores que estão com as setas em outra direção. Assim, temos:
Dessa forma, substituímos a regra de três inversa pela regra de três direta. Por fim, montaremos a proporção correspondente e resolveremos a regra de três direta:
Logo, estimamos que o trajeto seria feito em uma hora e meia.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados