Cursos / Redes de Computadores / Data Center / Aula

arrow_back Aula 07 - Tecnologias de Armazenamento

Rede de Equipamentos de Armazenamento (SAN)

No início desta aula, vimos que os storages com grandes volumes de discos são bastante utilizados em Data Centers por diversos motivos, como devido aos seus recursos de redundância e à otimização do uso de toda a capacidade de armazenamento pela centralização e compartilhamento dos discos. Assim, nesse cenário, os servidores de processamento não precisam possuir discos rígidos, pois podem usar os discos do storage pela rede. Mas, se a rede for lenta? O desempenho desses servidores de processamento não será prejudicado? Sim, com certeza! Mesmo que o storage possua unidades (discos) SSD, o gargalo na leitura e escrita de dados nessas unidades será a rede, principalmente se ela for uma rede convencional, cheia de dispositivos e limitada a alguns megabytes por segundo.

Pensando em resolver esse problema, os projetistas das tecnologias de armazenamento de larga escala definiram que uma nova rede deveria ser criada, a chamada rede SAN (Storage Area Network – Rede de Equipamentos de Armazenamento). A Figura 6 mostra a topologia típica da rede SAN e da LAN (Local Area Network) em um Data Center.

Arquitetura geral das redes LAN e SAN em um Data Center.

A ideia de criar uma rede exclusiva para interligar os equipamentos de armazenamento tem diversas vantagens. Entre elas, podemos destacar:

Curiosidade

  • Não misturar o tráfego da rede LAN com o da rede SAN, evitando gargalos em ambas as redes que possuem propósitos bem distintos;
  • Evitar congestionamentos no acesso aos discos pelos servidores, já que na rede SAN são usados apenas protocolos para o transporte otimizado de grandes volumes de dados;
  • Melhorar o nível de segurança dos dados, pois a rede SAN tem sua própria política de permissões no acesso aos discos.

Geralmente, as redes SAN são do padrão FC (Fibre Channel) baseadas em fibras-óticas, como é o caso da rede SAN presente nos Data Centers da UFRN. Além de usar um meio físico de alta velocidade e confiabilidade (fibra-ótica), esse padrão possui um único protocolo de camada 2 (do modelo OSI), também chamado Fibre Channel (FC). Esse protocolo permite uma taxa de transferência de dados muito maior se comparado à pilha de protocolos Ethernet (camada 2) mais TCP/IP (camadas 3 e 4).

Como cada protocolo precisa de diversos dados de controle transportados nos cabeçalhos dos pacotes, quanto menos protocolo menor é o trafego de controle e maior é o trafego de dados. Um exemplo de protocolo usado em redes SAN baseadas em Ethernet, e que concorre diretamente com o FC, é o iSCSI, o qual, no entanto, tem um desempenho inferior. A única vantagem do iSCSI é o custo, já que usa equipamentos de redes LAN convencionais, como é o caso das redes Ethernet com TCP/IP.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados