Cursos / Redes de Computadores / Data Center / Aula
Um dos grandes problemas que os administradores dos antigos CPD’s tinha era utilizar toda a capacidade de armazenamento distribuída pelos vários HDs de cada computador servidor. Naquela época, cada computador tinha o seu próprio HD e o tamanho dele determinava o limite de armazenamento do servidor. Caso esse limite fosse atingido, era necessário parar o servidor para adicionar um novo HD ou substituir o atual por um de maior capacidade. Todos os serviços que rodavam nesse servidor ficavam indisponíveis enquanto era realizada a manutenção.
Pensando na resolução desse problema, foram projetados os computadores servidores de disco conhecidos como storages. Um storage é um equipamento que possui uma alta capacidade de armazenamento, através de diversas gavetas de discos, e um altíssimo desempenho de leitura/escrita de dados e de rede. A Figura 3 mostra uma foto de um storage, o HP EVA 4400, utilizado nos Datas Centers da UFRN.
O storage da Figura 3 é composto de uma unidade controladora (no topo) e quatro unidades (gavetas) com até 12 discos de 3,5 polegadas do tipo FC ou SAS. Esse modelo suporta até 8 gavetas, totalizando 96 (8x 12) discos rígidos no mesmo storage. Em uma mesma gaveta, é possível criar diversos conjuntos lógicos de HDs similares. Assim, é possível misturar diversos tipos de HDs em uma mesma gaveta, de forma a aplicar o modelo de armazenamento em camadas, conforme vimos na seção anterior. Por exemplo, um conjunto de discos SAS para os servidores de banco de dados, e um conjunto de discos SATA para os servidores de rede. Toda essa configuração e gerência é feita pela unidade controladora, isto é, pelo storage propriamente dito.
Para cada conjunto de discos é definido um esquema de RAID, tornando viável um determinado número de discos poder falhar sem comprometer a operação normal de todo o conjunto. O administrador é alertado pelo storage de que determinado disco falhou e de que este precisa ser trocado. A troca é do tipo hot-swap (“à quente”), no qual basta apertar o botão vermelho a fim de o disco ser ejetado da gaveta. Ao inserir um novo disco (de mesma geometria) no compartimento do que foi removido, o storage automaticamente reconstrói o RAID refazendo a distribuição dos bytes entre os HDs em operação. Esse recurso dos storages permite a manutenção preventiva e corretiva sem parada nos serviços de armazenamento.
O uso dos espaços de armazenamento dos discos alocados no storage pelos servidores do Data Center é feito por uma rede especial, a SAN (Storage Area Network), sobre a qual discutiremos na seção 7.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados