Cursos / Redes de Computadores / Data Center / Aula

arrow_back Aula 06 - Tecnologias de Processamento e Virtualização

Computadores Servidores

Podemos dizer, com certeza, que os principais equipamentos de TI possuídos por um Data Center são os seus computadores servidores, os quais realizam o processamento de dados. Isso porque, basicamente, todos os serviços oferecidos pelo Data Center aos seus usuários precisam de processamento de dados e são executados nesses computadores servidores.

Pensando nas questões de confiabilidade e disponibilidade dos serviços do DC, os servidores de um Data Center precisam possuir algumas características em seu hardware:

  • Fonte redundante, pelo menos duas, para ligar em UPS distintos caso haja uma manutenção em algum UPS.
  • Gabinete com largura de 19” e trilhos para inseri-lo e sacá-lo dos racks do Data Center.
  • Placa de gerenciamento remoto via rede IP com software que lhe permita ligar/desligar/reset/mapear tela, teclado, mouse e drive ótico de um computador remoto.
  • Interface(s) de rede LAN de alta velocidade, mínimo Gigabit Ethernet.
  • Interface(s) de rede SAN para conectar aos storages (servidores de discos) que estudaremos na próxima aula.

A Figura 1 mostra um exemplo de computador servidor típico para Data Center. Esse servidor possui apenas 2U de altura. Assim, em um rack de 40U, poderíamos inserir até 20 servidores desse.

Visão frontal e traseira do HP ProLiant DL380 Gen9

Podemos observar, na Figura 1, no lado inferior esquerdo da visão traseira do servidor mostrado, as duas fontes de alimentação de energia, com redundância N+1. Isto é, cada fonte possui capacidade de alimentar toda a carga N do computador e a outra é usada como redundância. Quando as duas fontes estão operacionais, elas dividem a carga N entre elas.

Também é possível observar as várias interfaces das placas de rede desse servidor. Notem que uma dessas interfaces (no centro e separada das outras) é para o gerenciamento e monitoramento remoto de todo o hardware.

Saiba Mais!

No caso dos servidores HP, essa placa de gerenciamento se chama ILO (Integrated Lights-Out). Acesse o site https://www.hpe.com/br/pt/servers/integrated-lights-out-ilo.html para conhecer um pouco mais sobre esse sistema de gerenciamento e, também, para assistir aos vídeos demonstrativos do funcionamento de cada placa (iLO Advanced, iLO Essentials e iLO Scale-Out).

Com o hardware e o software independentes e integrados na própria placa, é possível ligar, desligar e reiniciar o servidor, monitorar a temperatura da CPU, da placa-mãe e dos bancos de memória RAM, saber quanto de energia o servidor está consumindo, montar teclado, mouse, tela e drive ótico locais no servidor via rede a fim de instalar um sistema operacional, por exemplo, além de muitas outras funções úteis para o completo gerenciamento da máquina. A Figura 2 mostra um exemplo de tela em que um navegador Web está acessando a ILO de um servidor HP ProLiant MicroServer Gen8.

Exemplo de página Web gerada pela iLO de um servidor HP.

Saiba Mais!

A Dell chama sua placa de gerenciamento e monitoramento remoto de IDRAC (Integrated Dell Remote Access Controller) e a Lenovo de IMM (Integrated Management Module). Ambas também são acessíveis via navegador Web.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados