Cursos / Redes de Computadores / Redes de Computadores II / Aula

arrow_back Aula 13 - Gerenciamento de Redes – Parte I

O Protocolo SNMP

Informações Compreendidas pelo SNMP

Já citamos vários exemplos de informações que podem ser monitoradas/configuradas pelo SNMP. Qual é a relação completa das informações especificadas pelo protocolo SNMP?

A resposta é nenhuma! Ou seja, o protocolo SNMP não define quais informações podem ser monitoradas/configuradas. Ele define apenas um mecanismo para transmitir informações. Quem precisa entendê-las são os programas agentes e os gerentes. Talvez você fique surpreso com a resposta. Mas esse modelo é que permite ao SNMP gerenciar qualquer tipo de equipamento.

Suponha que você criou um ventilador inteligente que pode ser ligado à Internet. Se seu ventilador possui três velocidades, você poderia ser capaz de verificar a velocidade em que ele se encontra (ou mudar a velocidade) usando SNMP. Isso seria possível porque o SNMP não precisaria entender o tipo de informação gerenciada (a velocidade do ventilador). Quem precisaria fazer isso era o agente dentro do ventilador. O protocolo SNMP se encarregaria apenas de transmitir as informações entre o gerente e o agente.

As informações que podem ser manipuladas nos diversos equipamentos, e que chamamos de informação gerenciada no parágrafo anterior, são divididas em grupos chamados Management Information Base (MIB, Base de Informações de Gerenciamento).

Cada MIB contém um conjunto de informações que de certo modo estão relacionadas de alguma forma. Entenda uma MIB como um conjunto de variáveis que podem ser lidas ou alteradas. Cada variável representa uma informação, como por exemplo, o número de conexões TCP abertas, o número de quadros transmitidos etc.

Na verdade, o termo correto para identificar cada informação em uma MIB não é variável, mas sim objeto.

Alterar o valor de um objeto, altera o comportamento do equipamento. Por exemplo, alterar o valor de um objeto que controla se o roteamento está ativo ou não, de fato irá ativar ou desativar o roteamento. Portanto, a configuração de equipamentos utilizando SNMP, é feita, de fato, alterando-se o valor dos objetos.

Existem diversas MIB que são padronizadas e diversas outras que são criadas por diferentes empresas, como os fabricantes de equipamentos, por exemplo.

Cada agente deve ser capaz de entender as informações da MIB que ele resolver suportar.

Voltando ao exemplo do ventilador. Você poderia criar uma MIB que contivesse apenas dois objetos. Um para representar se o ventilador está ligado ou desligado, e outro para controlar a velocidade (também poderia ser feito com apenas um objeto). O seu agente precisaria entender essa MIB, e quando alguém mudasse o valor do objeto que representa se o ventilador está ligado, ele deveria ligar (ou desligar) o ventilador.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados