Cursos / Redes de Computadores / Redes de Computadores II / Aula

arrow_back Aula 13 - Gerenciamento de Redes – Parte I

Gerência de Redes

Estamos chegando ao fim da disciplina de Redes de Computadores II e você já estudou uma série de protocolos e serviços que são utilizados nas redes de computadores. Portanto, você já sabe que quando for instalar uma rede na prática, vai ter que instalar e configurar vários desses protocolos e programas. Mas será que após a fase de instalação e configuração o trabalho termina? De modo algum! Depois que a rede está em funcionamento, podem acontecer diversos problemas, como, por exemplo:

  • Equipamentos que deixam de funcionar completamente.Switchs, roteadores, ou mesmo computadores, podem apresentar problemas de hardware e pararem de funcionar.
  • Equipamentos que apresentam erros esporádicos. Os problemas de hardware descritos no item anterior, podem se apresentar apenas de tempos em tempos, dificultando ainda mais a sua detecção. Pense, por exemplo, em uma placa de rede que de vez em quando apresenta problemas, fazendo com que os quadros sejam perdidos.
  • Programas que param de funcionar. Os programas podem parar de funcionar ou passarem a executar de modo muito lento, devido a bugs, ataques, ou sobrecarga.
  • Tráfego elevado que deixa a rede lenta. É muito comum os usuários de uma rede reclamarem que a ela está lenta. Isso pode acontecer por várias razões, incluindo: i) máquinas foram infectadas com vírus e estão gerando tráfego adicional; ii) os usuários estão utilizando aplicações que geram muito tráfego, mas que não fazem parte dos negócios da empresa, como Peer-to-Peer (P2P), por exemplo; iii) a própria rede da empresa cresceu e os links precisam ser redimensionados (ter suas velocidades aumentadas).
  • O link de Internet, ou entre matriz e filiais, deixa de funcionar. Muitas dessas conexões atualmente são por links de rádio, que deixam de funcionar quando as antenas sofrem alguma mudança na sua posição (devido ao vento, por exemplo). Outras vezes, esses links são fornecidos por outras empresas e, portanto, manter esses links funcionando é de responsabilidade delas.
  • Capacidade máxima atingida. Agrupamos aqui diversos outros problemas, como computadores trabalhando com 100% de utilização da CPU e/ou da memória, além de discos rígidos (ou partições) sem espaço livre disponível, entre outros.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados