Cursos / Redes de Computadores / Redes de Computadores II / Aula

arrow_back Aula 13 - Gerenciamento de Redes – Parte I

Gerência de Redes

Com certeza você vai preferir reconfigurar os equipamentos sem sair da sala onde trabalha, utilizando, para isso, a própria rede da empresa.

Veja que identificamos dois tipos de tarefa que precisam ser realizadas para manter as redes em bom funcionamento, que são: monitoramento e configuração. Essas duas tarefas juntas recebem o nome de gerenciamento de redes.

Mais formalmente, a ISO criou um modelo de gerenciamento de rede composto por cinco áreas:

  • Gerenciamento de desempenho – Está relacionado a questões como taxa de utilização dos links, carga de CPU e memória etc.
  • Gerenciamento de falhas – Está relacionado a problemas na rede, como, por exemplo, queda de links, equipamentos ou programas que param de funcionar etc.
  • Gerenciamento de configuração – Está relacionado à análise das configurações dos equipamentos e programas, e a possibilidade de realizar alterações nessas configurações.
  • Gerenciamento de contabilização – Está relacionado à contabilização da utilização dos recursos pelos usuários, por exemplo, para realizar cobranças. Por exemplo, a quantidade de bytes transmitidos, ou o número de e-mails enviados.
  • Gerenciamento de segurança – Está relacionado à definição de uma política de controle de acesso aos recursos, e de mecanismos para garantir que essa política seja cumprida. Por exemplo, a utilização de firewalls para controlar quem acessa determinados serviços, como o servidor de banco de dados da empresa.

Nesta aula, você verá que a forma mais comum de fazer gerenciamento de redes é utilizar um protocolo que realize a comunicação com os equipamentos que precisam ser monitorados e/ou configurados. Como você vai começar a estudar na próxima seção, esse protocolo é o SNMP.

Veja aqui a explicação em vídeo sobre a necessidade do gerenciamento.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados