Cursos / Redes de Computadores / Redes de Computadores II / Aula
Diante de tantos possíveis problemas que podem ocorrer, você não deve esperar que as pessoas reclamem que algo não está funcionando bem, para que só então você tome conhecimento desse fato e faça algo para corrigir o problema. Você deve se antecipar a respeito das reclamações e tentar resolver o problema o mais rápido possível, de preferência antes mesmo que as pessoas tomem conhecimento dele.
Suponha, por exemplo, que um switch parou de funcionar. Caso você detecte esse problema logo depois que ele ocorre, você pode trocar o switch com defeito por outro. Naturalmente, as pessoas que estavam usando a parte da rede afetada por esse switch vão notar o problema. Entretanto, a rede vai voltar a funcionar muito mais rapidamente do que se você tivesse que esperar alguém reclamar do problema. Além disso, muitas pessoas poderiam não estar usando a rede naquele momento, e essas pessoas nem mesmo iriam notar que o problema aconteceu.
Situação semelhante se aplica ao caso de um link que conecta uma matriz e uma filial, ou conecta a empresa à Internet. Você pode monitorar a utilização desse link constantemente. Quando notar que ele está frequentemente sendo usado na sua capacidade máxima, você pode tomar algumas medidas, como, por exemplo, solicitar que a capacidade do link seja aumentada, ou identificar e controlar quais aplicações estão gerando o tráfego em excesso.
Para várias situações você poderá mesmo impedir que o problema ocorra se estiver monitorando as coisas corretamente. Independentemente dos problemas que podem ocorrer, dificilmente uma rede vai permanecer sempre do mesmo modo que foi instalada. Normalmente, a rede da empresa cresce de tamanho, ou então precisa ser reconfigurada para atender mudanças na própria empresa.
Nesses casos, você não vai querer ir fisicamente até o local onde está cada equipamento que precisa reconfigurar para poder fazer essa tarefa. Até porque estes equipamentos podem estar em outro prédio na mesma cidade, ou mesmo em uma cidade diferente!
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados