Cursos / Redes de Computadores / Infraestrutura de Redes / Aula
Após esses documentos meio esquisitos, fica mais fácil entender e preparar os que estão faltando. Um deles pode ser visto na Figura 12 a seguir.
A Figura 12 mostra um esboço de uma planta de uma das salas que é atendida pela rede local de uma empresa qualquer. Não se preocupe em seguir fidedignamente a realidade. Essas orientações que estamos apresentando nesta aula estão mais voltadas àqueles profissionais “autônomos” e não às empresas que atuam especificamente nessa área, pois tais empresas têm condições muito melhores de fazer esses documentos aqui apresentados.
Como já dissemos, fazer um esboço de uma planta impressiona o seu contratante, que normalmente não deve estar acostumado a ver uma documentação tão boa.
Observe na figura que os cabos de rede, em azul, estão identificados de forma quantitativa e que há uma linha exclusiva para VOIP, em vermelho. Pela norma, os triângulos são os símbolos do ponto de telecomunicação. Portanto, cada triângulo indica um ponto de telecomunicação.
Outro esboço de planta pode ser visto na Figura 13, a seguir.
Nessa figura, podemos ver uma sala que merece sim um esboço de planta, o CPD ou, tecnicamente falando, SEQ.
Note que esse esboço está bem informal e, no lugar dos símbolos dos pontos de telecomunicações, aparecem desenhos de computadores. Tudo bem se for feito por um autônomo para uma pequena rede, mas condenável se feito por uma empresa especializada para uma rede de grande porte.
Podemos notar quatro cores de cabos: o azul representa os cabos UTP, o verde representa cabos de fibra ótica para cabeamento secundário e o amarelo representa cabos de fibra óptica para interligação. Por fim, temos o vermelho, que é o VOIP que vai para a sala de vendas.
Destaca-se nessa figura o Armário de Telecomunicação número 01, que é o armário da Figura 12. Note também que há uma antessala à Sala de Equipamentos. Essa sala foi feita a partir da sala original, mediante uma divisória de gesso, que não é combustível como as divisórias com materiais derivados de madeira. Quanto menos pessoas próximas aos equipamentos dos armários de telecomunicações, melhor será, principalmente se o armário em questão for o mais importante da rede.
O último documento obrigatório é o relatório de certificação dos canais (do conector inicial do patch cord até o conector final do adapter cable) da rede. Esse documento só pode ser elaborado a partir de um equipamento certificador. Imprima o relatório desse equipamento, encaderne e entregue também ao seu cliente.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados