Cursos / Redes de Computadores / Infraestrutura de Redes / Aula

arrow_back Aula 08 - Identificação e Documentação

Documentos - pt.2

Como vimos, o Diagrama Unifilar Tipo 1 não traz qualquer identificação dos cabos e nem da quantidade deles.  Essas informações são apresentadas no Diagrama Unifilar Tipo 2 (Figura 10).

Diagrama Unifilar Tipo 2.

O Diagrama Unifilar Tipo 2 é baseado no Tipo 1, mas é mais detalhado e completo. O Diagrama da Figura 10 está razoavelmente resumido, contudo apresenta todas as informações imprescindíveis para uma rede. Na norma técnica, existem mais informações sobre os diagramas unifilares e seus respectivos conteúdos. Entretanto, a norma não ensina a fazer qualquer tipo de diagrama, ela apenas apresenta as siglas e suas definições e oferece alguns exemplos de diagramas e plantas.

As diferenças entre os dois diagramas começam pela presença da linha de aterramento que liga todos os armários de telecomunicação. Há uma especificação quanto à resistência elétrica desse aterramento, no caso de 10 Ohms (canto inferior direito da figura).

Continuam as representações dos pavimentos do imóvel, da DGT/SEQ, mas dessa vez agregando também a SET, dos armários de telecomunicação e dos pontos de telecomunicação. No diagrama unifilar tipo 1, os armários de telecomunicação também eram identificados numericamente.

Entre as diferenças, a mais importante é a identificação e numeração dos cabos secundários e dos pontos de telecomunicação. Os cabos primários também devem ser identificados, preferencialmente.

Veja que há um cabo no AT01 com um símbolo diferente. Esse cabo é de comunicação externa da rede.  É ele que fará o acesso à Internet.

Já que falamos de armário de telecomunicação, devemos aproveitar o momento e dizer que todos os armários de telecomunicações precisam de um documento chamado Ocupação dos Armários de Telecomunicações. Cada armário precisa ter um documento desses, similar ao que aparece na Figura 11 a seguir.

Exemplo da ocupação de um Armário de Telecomunicação.

A Figura 11 mostra a ocupação do armário de telecomunicação número 01 (AT01) do prédio 01. Se sua rede tiver mais de um prédio, será necessário identificar os armários, dizendo também em que prédio ele está. Lembre-se de que os diagramas unifilares indicarão em que pavimento está localizado o armário.

Os mais atentos já notaram que a largura do desenho é padrão e simboliza as 19 polegadas. Mas cada item contido no armário não precisa estar em escala, veja que existem componentes de 1U, 2U e 5U com a mesma altura individual. Não há problema quanto a isso.

Procure identificar os itens com a maior precisão possível, veja que o tipo de componente e o modelo dos equipamentos estão explícitos, assim como a orientação de conexão no próprio armário. Essa orientação é de caráter complementar, mas ajuda bastante a saber quais componentes estão ligados entre si. Consulte a legenda no canto inferior esquerdo da figura e veja o que significa cada linha de cor diferente. Note que há uma linha de alimentação elétrica, é a última do lado direito do armário.

Dependendo do tamanho da fonte utilizada e também do tamanho do desenho, é possível incluir os elementos de identificação de cabos e pontos dentro de seu respectivo item no armário. Nessa figura, essas identificações estão nas laterais do desenho do armário. Não esqueça de fazer um desenho desses para cada armário de telecomunicação da sua rede.


Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados