Cursos / Redes de Computadores / Infraestrutura de Redes / Aula

arrow_back Aula 05 - Instalações elétricas

Fios e cabos

Se cabos de rede e fios elétricos parecem ser bem diferentes, saiba que, essencialmente, são mesmo é muito parecidos. Assim como os cabos de rede, existem dois tipos de fios elétricos principais. Um com condutores sólidos e outro com condutores flexíveis (Figura 2).

Os fios com condutores sólidos apresentam menor resistência elétrica, o que é bom, mas menor resistência mecânica também, o que é ruim. Por isso, um fio com esse tipo de condutor deve permanecer dentro das estruturas de passagem, protegidos de choques mecânicos que possam avariá-lo.

E os fios com condutores flexíveis são exatamente o contrário, apresentam maior resistência elétrica, o que é ruim, mas maior resistência mecânica, o que é bom. Assim, esse tipo de fio é indicado para ser usado entre a tomada macho ou plugue e o utilizador elétrico, como um ventilador, geladeira, ferro de passar roupa, computador, TV etc. Esse tipo de fio pode ser manuseado com mais frequência sem sofrer avarias.

Fio sólido (rígido), à esquerda, e flexível (retorcido), à direita

Existem ainda alguns fios e cabos especiais, como fios com duplo isolamento, na realidade, uma capa interna de isolação elétrica e uma capa externa de proteção mecânica e antichama (norma NBR 6812), cada vez mais comum no nosso mercado. Esses fios são mais seguros, pois possuem duas camadas de capas protetoras. Além disso, essas capas são muito menos combustíveis do que as capas isolantes únicas dos fios de 15 anos atrás, por exemplo.

Ao contrário dos fios, os cabos podem ser entendidos como um agrupamento de fios. Há cabos com 2, 3 e 4 fios, ou até mais. Dentro de um cabo, os fios são completos, contando com condutor, isolação e capa. Nessas circunstâncias, os fios são chamados de veias (Figura 3).

Os fios, ou veias, de um cabo possuem, comumente, as mesmas medidas (área da seção transversal), assim, um cabo com 3 fios na medida 2,5 mm2 tem em sua capa externa a indicação 3x2,5 mm2.

Cabo PP 2x1,5, 3x1,5 e 4x1,5 mm2  (condutores flexíveis).

Independentemente de se trabalhar com fios ou cabos multipolares (mais de um fio), é oportuno seguir orientações normatizadas com relação à utilização dos fios ou veias de cabos. Nesse sentido, um código de cores foi elaborado para facilitar a rápida identificação dos circuitos elétricos em uso. Observe o Quadro 1 a seguir.

Código de cores das capas
NBR 5410 (Não há obrigação rígida)
Cor da capa Significado, função
Verde Proteção (PE – Não normatizado)
Verde e amarelo Proteção (PE)
Amarelo Retorno de interruptores
(Para lâmpadas, por exemplo)
Azul claro Neutro ou PEN – Proteção + Neutro
(Com anilhas verdes e amarelas)
Branco Fase
Preto Fase
Vermelho Fase
Marrom Fase
Quadro 1 – Código de cores para capas de fios em instalações de baixa tensão, de acordo com a norma NBR 5410
Fonte: Adaptado de IPCE Fios e Cabos.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados